domingo, 7 de junho de 2020

De Monterey a Morro Bay - A FAMOSA BIG SUR

JULHO 2015 - 

    Após 1 semana viajando de carro pela Califórnia, continuávamos encantados com o lugar. Nossa road trip californiana só ficava mais interessante.  Depois de passar a noite em Monterey precisávamos voltar para a estrada. Nosso trajeto neste dia era de 210 km com expectativa de muita natureza e vistas cenográficas. 

DIA 7 - De Monterey à Morro Bay
    O dia começou cedo e estávamos empolgados. Essa prometia ser a parte mais bonita da viagem. Passaríamos pela incrível Big Sur, com suas paisagens cinematográficas. A gente tomou um café da manhã super reforçado pra poder encarar mais um dia longo e divertido. 


    Nossa primeira parada programada era Point Pinos Lighthouse, na Pacific Groove (6 Km de Monterey). A primeira vez que esse farol histórico foi aceso foi em 1855, para guiar navios na costa do Pacífico na Califórnia. É o farol mais antigo em operação contínua na costa oeste dos EUA e tem um museu aberto à visitação. Uma pena que a visitação só ocorre à tarde e só pudemos ver o farol pelo lado de fora. 




    Ainda em Pacific Groove, paramos pra visitar o El Carmelo Cemetery, ativo desde dos idos de 1800, e fica quase em frente ao farol. 


    Pacific Groove possui ainda campos de golf e algumas praias encantadoras. Pena que mesmo em pleno verão, ainda achamos a água bem fria. As principais praias são a Lover's point beach e a Asilomar State beach. É um conceito de praia bem diferente do que estamos acostumados no Brasil, mas tem lá os seus encantos, principalmente pelo visual. 






    Saindo de Pacific Groove, é preciso colocar no GPS a 17-mile drive. A 17 mile-drive é um dos cenários cinematográficos da Califórnia. Para entrar é preciso pagar U$10 de pedágio (para entrar no mundo dos ricos). Esse pedágio é pago no portão de entrada do Condomínio privativo de Peeble Beach e você recebe um mapa do local. Na verdade, a estrada não tem 17 milhas, mas 9. A paisagem é fabulosa. Tudo combina tanto e é tão bonito que a gente desconfia até se as pedras não foram colocadas lá artificialmente.  



    Começamos conhecendo o Point Joe vista point. Uma praia linda, de areia branca e água gelada, com mesinhas para picnic. 

Fiquei empolgada com esse mar lindo e tomei um banho daqueles!

Esse ponto da praia chama-se the restless sea. 





    E continuamos pela 17-mile drive até vermos a Seal and Bird Rock - que como o próprio nome diz, é uma enorme pedra onde os pássaros, as focas e leões marinhos aproveitam pra descansar. 




E olha os avisos de risco de Tsunami!


    Este é famoso Cipreste solitário (the Lonely Cypress) que fica em uma colina de granito em Peeble beach. É a árvore mais fotografada dos EUA.  Essa árvore tem mais de 250 anos, sendo inclusive cenário de um filme de Alfred Hitchcok, "um corpo que cai" (Vertigo, 1958). 





    Depois de curtir a paisagem cinematográfica da 17-mile Drive em Peeble Beach, fizemos uma parada na Mission San Carlos Borromeu del Rio Carmelo. Erguida por frades Franciscanos em 1797, é uma missão da igreja católica localizada no vale do Rio Carmel. Essa missão é considerada um marco histórico nacional nos EUA. A visita do local é permitida. 







Além da missão, é possível conhecer as ruas e praias de Carmel. 

    Passamos pela entrada da Point Lobos State Reserve - uma reserva ecológica que dizem ter paisagens de tirar o fôlego. Uma pena que não deu pra conhecer. A entrada custa U$10 por carro. É nesse trecho lindo do caminho que fica o rancho onde mora Clint Eastwood.


    A partir deste ponto, começa a nossa descida pela famosa Big Sur. A Big Sur é o trecho mais bonito da Highway 1 com cerca de 70 Km de extensão. Ela é especificamente o trecho localizado entre a Bixby Bridge e a Julia Pfeiffer Burns State Park. O local tem muito mirantes e o percurso se torna lento porque você quer parar o tempo todo para admirar a paisagem.  É preciso atenção na estrada, pois ela é repleta de curvas e estreita (com pista única), e tem ciclistas pra todo lado, além do que tem sempre alguém que esquece da estrada, hipnotizado pela paisagem. 
    O lugar é tão bonito que foi difícil escolher as melhores fotos que pudessem dar uma ideia da grandiosidade. Eu queria parar o tempo todo. Cada lugar, cada vista...

















E os leões marinhos sempre descansando na areia, sem se incomodar com a presença das pessoas. 





    A Bixby Bridge é uma ponte de 218 m de comprimento, com 80 m de altura, que é uma das mais fotografadas dos EUA e foi inaugurada em 1932. Em 1996 ela foi completamente reforçada e a tecnologia para resistência à terremotos foi adicionada à sua estrutura. 



    Paradinha para lanche! Dizem que desse ponto da Big Sur é possível avistar baleias, dependendo da época do ano. Nós não fomos agraciados pela presença desse mamífero gigante, mas a vista do Pacífico já valeu à pena!





    Pfeiffer State Beach é o ponto final da Big Sur. Existe a opção de deixar o carro e fazer uma bela caminhada pela praia até uma linda cachoeira, o que nós infelizmente não fizemos. E prometo que faremos um dia!
    Ainda no nosso roteiro do dia estava a visita ao Hearst Castle, que é outro marco histórico nacional dos EUA. Ele fica na cidade de San Simeon. Construído pelo magnata William Randolph Hearst entre 1919 e 1947 no alto de uma colina. É uma mansão de 8.400 m² que foi muito frequentado por políticos e famosos de Hollywood. O castelo possui 56 quartos, 61 banheiros e 19 salas, além disso, possui uma piscina gigantesca inspirada em arte greco-romana. Ele foi considerado um dos castelos mais incríveis dos EUA pela revista Forbes. É possível fazer a visitação do local, mas não tivemos tempo de fazer a visita detalhada, o que foi uma pena. 



    E depois de um dia inesquecível, finalmente chegamos em Morro Bay, onde tivemos a oportunidade de ver um magnífico por do sol no Pacífico. 


    Escolhemos parar em Morro Bay por diversas razões. Dentre elas, ouvimos e confirmamos que o por do sol era indescritível e era bem mais barato de pernoitar que em San Luis Obispo. A Morro Rock já é impressionante de longe, da pra ver da estrada. A rocha é uma formação vulcânica que fica dentro do mar. A baia de Morro Bay foi aterrada em torno da rocha para construir um canal e formar o porto de Morro Bay. 



Ficamos hospedados no agradável Days Inn Morro Bay. 


O passeio na marina e no centrinho no momento do por do sol é algo indescritível. 





Dica do local - tudo fecha as 22h. Então precisa jantar cedo nessa cidade!


    Depois de uma noite repousante, nada como levantar cedo e dar uma corridinha pelas ruas da pitoresca e tranquila Morro Bay, antes de partir para a nova etapa da nossa viagem. 





Marina de Morro Bay


Baia de Morro Bay


Morro Rock Beach

Usina elétrica em Morro Bay



Morro Rock Beach



    E partimos para a próxima etapa da nossa viagem - de Morro Bay à Santa Bárbara - 172 Km na estrada em mais um dia de paisagens estonteantes! Vamos lá? Partiu Santa Bárbara!

    Quem tiver mais tempo do que nós, a dica é ficar mais um dia nesse trajeto e ter tempo de explorar Point Lobos State Reserve, o Julia Pfeiffer Burns State Park e sua cachoeira e faça a visita completa do Hearst Castle. Coisas que deixo na minha lista de próxima visita!





Nenhum comentário:

Postar um comentário