sexta-feira, 14 de agosto de 2020

LEAVESDEN - OS ESTÚDIOS DE HARRY POTTER EM LONDRES

JANEIRO 2020


    Para quem é fã de Harry Potter, como nós, não dava pra vir à Londres e não passar pelos estúdios da Warner, onde estão os sets originais de filmagens e todos os apetrechos do filme. O melhor é saber que vir aqui não é apenas como ir a um museu. Você se sente parte do cenário. E a visita é repleta de interação. O mais incrível é saber que tudo aquilo foi realmente usado nas filmagens. Tudo é autêntico, não se trata de um parque de diversões.
    
    Vamos começar explicando que você deve comprar seu ingresso com antecedência pelo site oficial da Warner.  A atração é muito disputada e não há bilheterias no local.  Nós compramos nossos ingressos com 60 dias de antecedência. Existem apenas guiches para trocar os vouchers que imprimimos na internet pelo passaporte de entrada. As visitas acontecem no horário agendado e a pontualidade é britânica. Então é preciso programar como chegar até lá para não ter surpresas. Os preços dos ingressos variam com o que você inclui na sua experiência - existe o ticket simples, o ticket behind the seams (que explica com detalhes a composição do vestuário e de objetos dos cenários) e o deluxe tour (que inclui 2 horas de visita guiada, estacionamento, um livro guia, uma butterbeer, 4 fotografias e 1 vídeo e um lanche). Claro que fizemos a visita tradicional com ticket simples (43 libras) e já foi maravilhoso!

    Qual seria a melhor hora para visitar os estúdios? Nós escolhemos a visita das 10:30h. Pois assim não seria preciso sair tão cedo de Londres e contando que a visita leva cerca de 2 horas, sairíamos bem na hora do almoço. Mas atenção: não é preciso desespero para ver tudo. Existe hora marcada para entrar, mas você pode ficar lá dentro quanto tempo quiser. E é importante saber que não é permitida a reentrada. Se você chegar ao final do percurso, não pode voltar para ver algo que esqueceu. Então curta bem e veja tudo com calma!

    E como é que se chega nesse lugar tão especial? Bom, os estúdios da Warner ficam em Leavesden, a 30 Km de distância de Londres e existem várias maneiras de chegar.
    Algumas empresas oferecem pacotes com transporte e ingresso, partindo do centro de Londres, uma delas é o órgão de turismo oficial da Grã Bretanha, o Visit Britain. O tour parte da estação Vitória ou da Kings Cross e custa a partir de 115 libras por pessoa. Para quem já tem o ingresso, é possível comprar apenas o traslado no ônibus turístico com a marca Harry Potter com preço a partir de 40 libras por pessoa (ida e volta). É preciso agendar o ônibus com antecedência pelo site oficial
    Nós escolhemos ir de transporte público e foi bem fácil e bem mais econômico. Para chegar lá, é preciso ir de metrô até a estação London Euston e pegar um trem até Watford Junction (custa 17 libras ida e volta e leva cerca de 25 minutos). Não esqueça de olhar o letreiro das partidas com cuidado, para ver de que plataforma o seu trem vai partir. Tem também a opção de ir de metrô até Watford Junction (zona 6 a um custo de 9,80 libras cada trecho). 
    Ao chegar a Watford Junction, em frente à estação, que é a final, há um serviço de shuttle com um ônibus da marca Harry Potter (impossível de não ver),  que leva os turistas aos estúdios. Para embarcar no shuttle é preciso mostrar que possui um ingresso válido para a visita do dia e pagar 3 libras em espécies ao motorista (ida e volta). Guarde com cuidado a sua passagem do ônibus, pois é a sua garantia de volta no shuttle
    Apesar de tudo ser muito rápido e tranquilo, é aconselhável chegar em Watford Junction pelo menos 45 minutos antes da hora de início de seu tour, para garantir que não haja atrasos. Assim sendo, saia com antecedência de Londres e programe-se para pegar o trem cerca de 1 hora e meia antes da sua hora de visita. Lembre-se que a pontualidade é levada à sério e você não vai querer estragar o seu dia tão sonhado. 

 
Shuttle para os estúdios da Warner


Você mal desce do ônibus e já se sente no filme. Os muros são cheios de colagem do Daily Prophet



Você ainda nem conseguiu chegar no guichê de retirada dos ingressos e já tem as peças do xadrez bruxo para fotografar. O local só pode ter magia. E nós nos sentimos a cada minuto mais trouxas!




    Quando se troca o voucher pelo ingresso de entrada, a gente pode finalmente ir para a fila de entrada do tour. As bolsas são revistadas na entrada e eles pedem para deixar todos os grandes volumes em lockers no hall de entrada. Um dica importante: tem uma área de visitação que é ao ar livre, então se o clima estiver frio, não deixe seu casaco no locker, pois você vai precisar dele! 
    Ah! E cada visitante recebe um pequeno passaporte e um lápis para a visita interativa. A cada cenário que você passa, deve procurar o pomo de ouro e preencher a atividade do passaporte. Depois de achar todos os pomos de ouro, você ganha um carimbo no passaporte e passa para o próximo ambiente. Nós adoramos preencher o passaporte! É possível pegar um audioguia por 4.95 libras, mas desnecessário. O áudio guia complementa a visita, mas todos os locais tem placas explicativas. 


    Ainda na entrada, antes de entrar na exposição propriamente dita, há um grande hall, já todo decorado com algumas peças de vestuário do filme "Animais fantásticos", acesso aos banheiros e alguns locais onde se pode comer um lanche. 


     O Starbucks é decorado com vários frascos cheios de substâncias esquisitas, como a Sala de Poções do filme. 

Vestuários originais do filme Animais Fantásticos

    A lanchonete (Studio Cafe) é uma cópia do grande refeitório do filme. A gente se encanta antes de entrar no tour. 


    Quando o tour se inicia, na primeira sala onde passamos, ouvimos a explicação sobre o que nos espera no tour. Nessa sala podemos ver todos os cartazes dos filmes e ouvimos algumas curiosidades sobre eles, que não vou contar aqui para não estragar a surpresa de quem for por lá! Depois a gente assiste a um vídeo de boas vindas com os gêmeos George e Fred Weasley. 
    Só então entramos no Grande Salão - refeitório de Hogwarts, um dos cenários mais inesquecíveis da série. Este salão é impressionante! Lá encontramos os móveis e peças de vestuário utilizadas nos filmes. É a única sala onde não podemos ficar o tempo que quisermos, pois de 15 em 15 minutos entra um novo grupo. Depois desse ponto, podemos seguir no nosso ritmo e usar o tempo que  acharmos necessário para viver a saga de Harry Potter. 





Vestuários originais dos filmes



O segredo é tirar a foto quando todo mundo corre para ouvir a explicação, e fica perto dos vestuários. Única chance de ter uma foto com poucos intrusos!


    Depois da sala do refeitório, chegamos à parte livre da visita. A partir daí, começamos a procurar pelos diversos pomos de ouro escondidos no estúdio. Essa primeira parte tem muita coisa sobre a produção de objetos, maquiagem, vestuário, adereços e perucas utilizados no filme. 


E olha o quarto embaixo da escada!



As escadarias móveis e as molduras com personagens que se movem. 

Sala comunal e dormitório da Grifinória 


A dama da moldura da entrada da sala comunal da Grifinória


Diversos objetos utilizados nas filmagens são encontrados durante a visita


Entrada da sala de Dumbledore


Escritório de Dumbledore

E olha a penseira...

Sala de Poções de Severus Snape


Cabana da Hagrid

Equipamentos de quadribol


É possível fazer um pequeno filme do vôo de vassoura sobre Londres. Nesse momento não é permitido filmar e eles emprestam as roupas da casa que você se identifica. E é claro que eles vendem esse filme!



Olha o carro dos Weasleys no salgueiro lutador!


A porta de entrada da Câmara Secreta


E olha o efeito especial que usaram para Hagrid ficar grandão!


Ministério da Magia


E a plataforma 9 e 3/4 (se eu soubesse que aqui era tão fácil tirar essa foto, não tinha ficado quase 2 horas na fila de Kings Cross - HAHAHA!)

Hogwarts Express

As malas de Harry Potter, Hermione Granger e Ron Weasley


E a gente pode entrar no Expresso de Hogwarts e ver os cenários internos


Olha o carrinho das delícias do expresso de Hogwarts


    Depois da visita ao Hogwarts Express, chegamos à metade da visita e tem um grande refeitório para recarregar as energias com preço bem razoável. Logo em seguida vem a área externa, como era janeiro, ainda bem que levamos casaco. Mesmo sendo uma área pequena, fazia frio...


E começamos pelo Noitibus Andante. A gente consegue ver por dentro, mas não dá pra entrar. 


Por dentro do Noitibus Andante

E ai vem o cenário da Privet Drive


Godric Hollow



Ponte de Hogwarts para Hogsmeade


O carro dos Weasleys

A moto de Hagrid

As mandrágoras na aula de Herbologia

Dementadores

A estátua das 4 casas, no hall de entrada da escola de magia de Hogwarts

área de criação das criaturas e seus efeitos especiais




Sala da professora Dolores Umbridge


Casa dos Weasleys


As diferentes varinhas usadas no filme

E chegamos no banco de Gringots. Cenário perfeito!



E tem também Hogsmeade




O último cenário da visita é uma réplica do castelo de Hogwarts que foi utilizada nas tomadas aéreas do castelo nos filmes. 


E por fim vem uma loja sensacional com todos os artigos do filme para venda (e com preços bem salgados). 





O que compramos na loja (HAHAHA).


    A visita aos estúdios da Warner superou nossas expectativas. Ficamos muito satisfeitos e deixamos os detalhes como sugestão aos futuros viajantes. Não achamos legal colocar vídeos para não tirar o encanto dos que ainda vão conhecer o lugar. Mas fica a dica: estando em Londres, não deixem de ir visitar a Warner! Quem quiser dar uma olhada no nosso roteiro completo em Londres, é só clicar no link. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário