sexta-feira, 29 de maio de 2020

Cusco - Parque Arqueológico

    Tínhamos o passeio contratado através da nossa agência de viagens no Brasil. E tudo funcionou perfeitamente. Todos os guias foram extremamente profissionais e mostraram um conhecimento incrível da cultura local. 
    O Parque arqueológico Inca de Cusco ou Circuito turístico de Sacsayhuaman ou Sacsaywaman fica localizado nos arredores da cidade e é composto de 4 visitas - Sacsaywuaman, Pukapukara, Tambomachay e Q'uenqo. O boleto turístico parcial, que inclui as 4 atrações, custou S/.70 (70 nuevos soles) por pessoa. 


SAQSAYWAMAN - 
    Começamos o dia no parque arqueológico de Saqsaywaman, que fica a cerca de 2 Km da praça de Armas de Cusco e 3.700 m acima do nível do mar. É o ponto mais alto de Cusco. Em quechua  significa - "local onde o falcão é saciado". O local é considerado uma fortaleza Inca e começou a ser construído por Pachacutec, no século XV. As pedras foram extraídas de pedreiras vizinhas e foram transportadas por 20 Km até as colinas de Cusco.
    Saqsaywaman foi parcialmente destruída pelos espanhóis e o restante da estrutura foi coberta de terra, até 1934,  quando foi redescoberta em escavações. Hoje, estima-se que apenas 40% da sua antiga estrutura está preservada. O local é lindo e chama atenção pelas imensas paredes de pedra do local. Ficamos impressionados com a história e nos sentimos envolvidos pela cultura Inca. Ir ao Peru é uma aula imersão em história dos povos Sul Americanos. 
    No solstício de inverno (24 de junho) eles fazem o festival de Inti Raymi, que é o culto ao Deus Sol ou Inti. A festa é muito popular e é preciso reservar com antecedência.















    Cusco foi presenteada pela Palestina em 1945 com a imagem do Cristo Branco, que fica no mirante de Sacsaywaman.



PUKAPUKARA - 
    O sitio arqueológico de Pukapukara se localiza a 7 Km da cidade de Cusco. Em quechuá, significa "fortaleza vermelha", devido às rochas do terreno, que são ricas em ferro. Pukapukara fazia parte da defesa militar de Cusco e era o local onde os Incas pernoitavam quando iam à Tambomachay.
    Dos quatro sítios arqueológicos que visitamos, Pukapukara foi o mais simples. Mas mesmo assim, encantador. 








TAMBOMACHAY - 
    Tambomachay fica a cerca de 5 Km de Cusco e a 600 m de Pukapukara. É o lugar destinado ao culto à água e para que o chefe do Império Inca descansasse. Também é chamado de "banhos Incas". É composto de uma série de aquedutos, cascatas e canais que correm pelas rochas do local. Lá também existia um jardim real, irrigado por um complexo sistema de canais. 








    Essa é a famosa Lúcia-Lima - erva para fazer a Inca Kola.





Q'ENQO - 
    Fica localizada a 4 Km de Cusco. O que sobrou de Q'enqo, são rochas maciças que não puderam ser destruídas pelos espanhóis, mas sobrou muito pouco. Este local foi um importante santuário para os Incas, que realizavam cerimônias em honra ao sol, a lua e as estrelas. Em quechua, Q'enqo significa "labirinto". Lá existe uma câmara subterrânea, feita dentro de uma rocha. Dizem que pode ter sido usada para embalsamar os incas ou para realização de sacrifícios. 














    No retorno para Cusco, paramos no alto para observar o estádio de futebol da cidade de Cusco, que é o estádio do Cienciano. 


    Paramos ainda em um local de fabricação de tecidos tradicionais. Aprendemos que nem tudo o que vemos nos Andes se chama llhama!!! Temos a Vicuña, a Lhama, a Alpaca e o Guanaco. Cada um deles tem um tipo de lã. E a lã mais macia e confortável (logo a mais cara), é a lã de alpaca!




    Ficamos encantados com o passeio. E como dura cerca de 5 horas, ainda retornamos a tempo de passear pelas ruas de Cusco. E como sempre, podemos dizer que precisamos voltar! Não deu pra conhecer as ruínas de Pisac, Moray e nem as salineras de Mara. Também não deu pra ir à Montanha Vinicunca (montanha de 7 cores) e nem à lagoa Humantay. Voltaremos!!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário