domingo, 13 de setembro de 2020

PIRANHAS/XINGÓ - A CIDADE DO CANGAÇO

 ABRIL 2019 e JANEIRO 2024

    E sem pretensão de um super final de semana, fomos surpreendidos por este lugar magnífico no Sertão Alagoano.  Fomos convidados a uma comemoração de aniversário bem diferente. Um final de semana na icônica cidade de Piranhas/Xingó - cidade onde Lampião morreu.

Parque eólico do Sertão Pernambucano (Serra das Vacas)

    No Sertão Nordestino, no Estado de Alagoas,  fica a pacata e linda cidade de Piranhas. A cidade recebeu inicialmente o nome de Tapera. Os índios que habitavam as margens do Rio São Francisco, chamavam o local de "Pira ai" que significa "peixe-tesoura", remetendo às piranhas que povoavam as águas do rio. 

    O Arraial de Piranhas data do século XVIII, e o nome Piranhas foi sendo adotado desde o riacho até a povoação. O estabelecimento da navegação fluvial a vapor em 1867, fazendo o percurso Penedo-Piranhas veio dar novo impulso ao município. Entretanto, o maior fator de desenvolvimento econômico da região deve-se à construção da estrada de ferro Paulo Afonso em 1881, ligando Piranhas ao estado de Pernambuco. 

    Piranhas ficou nacionalmente conhecida por conta do cangaço e sediou um combate épico entre um de seus moradores, o Chiquinho Rodrigues, e um dos bandos de Lampião. Chiquinho Rodrigues conseguiu enfrentar o bando de Lampião, para defender sua família, enquanto sua esposa, Helenira Rodrigues rezava o rosário e suplicava ajuda à Virgem Maria. Tendo muitas perdas, o bando de Lampião desistiu de invadir a cidade de Piranhas e recuou. Curiosamente, Lampião repreendeu seu bando por ter atacado uma cidade cuja padroeira era Nossa Senhora da Saúde, santa da qual ele era devoto. Quando da morte de Lampião e seu bando, as cabeças deles foram expostas na Prefeitura e Centro Comercial da cidade de Piranhas, após decapitação, para que ficasse bem claro que eles tinham vencido a batalha contra Lampião e seus cangaceiros. 

    Em Piranhas foram rodados muitos filmes e documentários sobre o cangaço, como O Baile Perfumado (1997) e Bye Bye Brasil (1979).  Algumas novelas globais também foram rodadas em Piranhas, sendo a última delas "Velho Chico". No museu da cidade podem ser vistas muitas fotos de Lampião, inclusive a famosa foto que mostra as cabeças empilhadas na escadaria da prefeitura, após a emboscada na Grota do Angico. 

    O município de Piranhas é banhado pelo Rio São Francisco e destaca-se por encerrar o último trecho navegável do rio. O local abriga os famosos Canyons do São Francisco que podem ser visitados de catamarãs e barcos.  Em Piranhas fica o conhecido bairro de Xingó, que serviu de base para a construção da Usina Hidrelétrica de Xingó, pela CHESF, responsável pela geração de 25% da energia elétrica do nordeste brasileiro. 

    Piranhas fica a 454 Km de Recife, 142 Km de Aracaju e 274 Km de Maceió. Nós fizemos o passeio a partir de Recife e recomendamos que ele dure mais que um final de semana para que o trajeto não fique tão cansativo. O ideal seria uma pernoite na agradável cidade de Garanhuns, no agreste pernambucano, antes de completar o percurso (230 km de Recife). Mas como era nossa primeira vez, fomos diretamente para Piranhas, sem pausa para descanso e levamos cerca de 7 horas na estrada (Via BR 232 e BR 423). Outra opção é vir direto de Recife para Piranhas com paradas para descaso e alimentação e passar ao menos 2 ou 3 dias inteiros na cidade, que foi o que fizemos da segunda vez que fomos.

    A cidade é pequena e possui apenas agência do Banco do Brasil, Caixa e Bradesco e não possui banco 24 horas. Vá preparado! Não existem mercados grandes no centro. Só mercadinhos. Mais próximo à Canindé, na parte nova da cidade, é possível encontrar mercados um pouco maiores. 

De 2019 pra 2024 a cidade mudou bastante! Cresceu muito e ficamos maravilhados com tudo o que encontramos ao voltar. Muitos hotéis (inclusive grandes), centro gastronômico, e muitos restaurantes. 


    Em 2019 ficamos dois dias hospedados aqui. Optamos por ficar no hotel Pedra do Sino que fica no alto do morro e permite uma vista sensacional do Rio São Francisco. Preço justo, comida boa, serviço maravilhoso e café da manhã bem servido. Adoramos o lugar! E ainda fica perto do restaurante Flor de Cactus e do mirante secular. Perfeito para a nossa comemoração. 

 Em 2024, repetimos a experiência do Hotel Pedra do Sino, que inclusive quase dobrou de tamanho e ficamos hospedados um dia a mais. 

A primeira grata surpresa ao chegar em Piranhas foi, no caminho do hotel, encontrar um centro gastronômico. É um complexo com vários quiosques de diferentes tipos de comida, música ao vivo e loja de artesanato. Nesse mesmo lugar está sendo construído um grande hotel com parque aquático, que promete movimentar ainda mais o turismo da região. 

Centro Gastronômico de Piranhas

  

Centro gastronômico de Piranhas

Centro gastronômico de Piranhas


Hotel Pedra do Sino em 2019

Hotel Pedra do Sino 2019


Hotel Pedra do Sino 2019


Hotel Pedra do Sino 2024

Hotel Pedra do Sino em 2024 - a vista do Rio continua a mesma!

Vista incrível do Rio São Francisco a partir do hotel


   O mirante foi construído no século XIX e funcionava como um farol para orientar as embarcações que navegavam pelo São Francisco e fica quase em frente ao hotel. 

A partir do mirante secular é possível ver o mirante da igreja do Senhor do Bonfim única maneira de chegar na igrejinha é através dessa escadaria...

    Além de um casario conservado, que rendeu o título de Patrimônio Histórico Nacional pelo IPHAN em 2003, ela é porta de entrada para a Rota do Cangaço, um passeio que sai do atracadouro da cidade, mas que nós não conseguimos fazer porque tínhamos pouco tempo e priorizamos conhecer os famosos Canyons do São Francisco, que não nos decepcionaram. Mas já fica a dica que dois dias não são suficientes para conhecer a região.  O passeio da Rota do Cangaço dura cerca de 4 horas e meia. Sai do centro de Piranhas e vai até o distrito de Entremontes, dali segue-se uma trilha que leva até a Grota de Angico, local da emboscada sofrida por Lampião, que culminou com a sua morte. 





    Piranhas ainda tem um centro de artesanato que funciona de quarta a domingo das 10 as 17 horas e noites animadas no final de semana, cujo centrinho recebe muitos turistas e oferece música ao vivo. Todos falam que a melhor comida do lugar é na Cachaçaria Altemar Dutra, que tem esse nome em homenagem ao cantor, que era um visitante habitual da cidade. 


    É possível visitar ainda o Museu do Sertão, com objetos, peças, armas e vestuários da época do cangaço, movimento muito importante no sertão nos anos 30. Ele fica na antiga estação ferroviária da cidade. Funciona de terça a domingo das 8 as 17 horas e entrada custa R$2,00. 


Atrás do Museu do Sertão, fica o ancoradouro, de onde saem os passeios da Rota do Cangaço



Em frente ao Museu do Sertão, fica a antiga torre do relógio da estação, que data de 1879, abriga um antigo relógio inglês do tipo de carrilhão. Dentro da torre tem atualmente um café. 

    Pouco antes de chegar à Piranhas, como o hotel só permitia a entrada a partir das 16 horas, preferimos parar para almoçar e conhecer o Restaurante Ecológico Castanho. O lugar é lindo e também funciona como pousada. É possível chegar de barco (só descobrimos depois) ou de carro. A estrada é terrível (sem asfalto) e durante todo o caminho vemos placas de incentivo do tipo: "calma, não desista!", "você está quase lá", "só os fortes vencem!" e isso nos deixou bastante curiosos. Pois quase desistimos no meio do caminho. 
    Chegando lá, o visual é incrível. Parece um oásis no meio do Sertão. Comida maravilhosa com preço justo, mas bem demorada! Aproveitamos para descansar do dia extenuante na estrada e tirar belas fotos. 
    Mas, da segunda vez, optamos por não parar no Castanho. Aprendemos que é possível visitar o Castanho de barco no momento do passeio dos Canyons. 

Restaurante Ecológico Castanho




    E a noite de sexta feira em Piranhas pode ser bem animada e surpreendente.


Homenagem a Altemar Dutra






    Depois de uma noite maravilhosa de descanso no maravilhoso hotel Pedra do Sino, tínhamos um passeio agendado para conhecer os Canyons do São Francisco. É possível fazer o passeio nos catamarãs (que saem da cidade de Canindé de São Francisco) com um grupo grande ou em pequenos barcos à motor que permitem um passeio mais personalizados. 
    Os Canyons do São Francisco ou Canyons de Xingó surgiram após o represamento das águas do Rio São Francisco para construção da usina hidrelétrica que foi inaugurada em 1994, na divisa entre Alagoas e Sergipe. Ele tem o título do 5º maior canyon navegável do mundo e faz parte de muitos roteiros internacionais. As embarcações que fazem o passeio, na maioria das vezes estão cheias de turistas do mundo inteiro. E a gente, que deveria conhecer o lugar que mora, termina ficando pra trás. 
    Nós fizemos a opção de ir nos barcos a motor independentes e confesso que ao chegar lá quase desisti. Um barquinho pequenino no meio daquele mundo de água (170 metros de profundidade) me deixou bem assustada, mas deu tudo certo! São 4 horas de passeio - uma hora navegando nas águas represadas do rio, uma parada para o banho, passeio de canoa pelos Canyons e um tempinho livre longe da rota dos catamarãs.
    O canyon é formado por um vale profundo. Quase 60 quilômetros de extensão e as águas podem chegar a 190 metros de profundidade.



O passeio é lindo!







    No meio do rio, existe um pequeno santuário dedicado à São Francisco. Claro que paramos e subimos a escadaria para pedir a benção de São Francisco no nosso passeio e na nossa vida. 









O cenário todo é indescritível com esse permeio da água entre os paredões de pedra




Nos sentimos minúsculos frente a imensidão da natureza

        A parada para passear de canoa e depois tomar uma banho nas águas do Rio acontece no Porto de Brogodó, um cercadinho que, segundo os responsáveis, possui redes para nos isolar das piranhas do lugar (claro que não acreditei, mas entrei na água assim mesmo!). 
    O passeio de canoa custa R$10,00 por pessoa, mas no leva ao ponto mais bonito do passeio - a Gruta do Talhado, com seus paredões avermelhados. Esse lugar foi cenário de gravação da novela Velho Chico e de onde trazemos as melhores fotos do passeio. 

Porto de Brogodó


Canoa para passeio até a Gruta do Talhado



E lá vamos nós até a Gruta do Talhado




Vamos entrando e vendo como temos coisas lindas a conhecer no Brasil


Aqui tirei as melhores fotos da viagem 



A beleza do lugar é impressionante




    Depois do passeio de canoa, a gente pegou um macarrão de espuma e se esbaldou nas águas verdes e mornas do Rio São Francisco. Todos saíram ilesos e sem ataques de piranhas (HAHAHA1). 




    Após a parada no Porto do Brogodó, o nosso barqueiro nos levou a uma área de banho mais privativa onde a gente conseguia por os pés no chão e ficamos mais a vontade. Paramos para um bom banho no Rio São Francisco por cerca de 1 hora. Foi delicioso. Essa é a grande vantagem de fazer o passeio de forma independente, sem o catamarã. 


Melhor foto com o aniversariante

Claro que esse barquinho ao fundo não era o nosso!













    
    E brindamos à vida e retornamos à terra firme. O impressionante do Sertão, é que o dia estava lindo e de repente começou a escurecer  céu com uma tempestade que se armava.  Nosso barqueiros nos deixaram em terra firme a tempo e seguimos de carro até o restaurante Karranca's. Lá compramos almoço no esquema de rodízio (caro e não muito gostoso) e esperamos a chuva passar. A chuva foi bem forte, mas durou uns 20 minutos e o céu voltou a ficar azul. 




Restaurante Karranca's


Esse pier é o ponto de partida dos catamarãs no passeio dos canyons



E logo depois, nem parecia que tinha chovido!

    No caminho de volta para o hotel, resolvemos parar para conhecer a orla de Canindé de São Francisco. Esse município já fica em Sergipe e é a porta de entrada para os passeios dos canyons.  Nas margens do Rio São Francisco, no trecho após a hidrelétrica de Xingó, foi criada uma área de lazer com pequenos bares e restaurantes e algumas lojas de artesanato. Nesse lugar é possível banhar-se nas águas do rio, nas áreas delimitadas por boias. É um trecho bem perigoso, devido a correnteza gerada pela vazão da hidrelétrica. Foi nesse local que o ator global Domingos Montagner afogou-se ao mergulhar em área imprópria para o banho durante as filmagens da novela Velho Chico. 


Hidrelétrica de Xingó

Orla de Canindé de São Francisco

Orla de Canidé de São Francisco e a área delimitada para o banho

Orla de Canindé de São Francisco



    Depois de um dia maravilhoso nos Canyons do São Francisco, retornamos ao nosso hotel, onde um lindo arco-íris nos aguardava.

Vista da cidade de Piranhas a partir do restaurante Flor de Cactus


    
    É possível ver o campo de futebol da cidade de Piranhas do restaurante Flor de Cactus, bem próximo ao hotel Pedra do Sino.

Olha que lugar fantástico para comemorar aniversário

    E chegava a hora de nos despedirmos desse final de semana tão maravilhoso. A  gente não cansava de aproveitar a vista do Rio São Francisco lá do alto da serra, onde fica o hotel Pedra do Sino. 





Hotel Pedra do Sino - recepção


Hotel Pedra do Sino


Hotel Pedra do Sino


E prontos para a estrada que nos traria de volta à Recife, decidimos fazer apenas uma parada em Garanhuns para almoçar e ver o relógio de flores da cidade. 

Pena que não achei esse lugar, mas fiquei bem curiosa...

Relógio de Flores de Garanhuns


    O final de semana foi incrível! Lugar lindo, hotel maravilhoso, amigos e boas risadas. E o melhor é que voltarei para passar alguns dias a mais pra poder fazer o passeio da Rota do Cangaço e conhecer a hidrelétrica de Xingó e de Paulo Afonso. 
    Obrigada a Gabriel, que nos convidou a fazer parte dessa festa sem igual. 



2 comentários:

  1. maravilhosas dicas, você indica quantos dias lá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Nós chegamos lá na sexta e voltamos no domingo. Tivemos apenas o sábado para fazer o passeio dos Canyons. O ideal seria mais 2 dias inteiros na cidade - 01 para fazer o passeio da Rota do Cangaço e outro pra ir até Paulo Afonso. Acho que assim fica perfeito!

      Excluir