sábado, 13 de fevereiro de 2021

A Normandia Francesa

 JULHO 2018

Nessas férias de julho, decidimos viajar com a família e curtir 29 dias incríveis na Europa. Nossa aventura teve início em Paris, de onde seguimos para os castelos do Vale do Loire e em seguida para o Mont Saint Michel. Agora, já encantados com tudo o que vimos, nossa viagem chega ao sétimo dia e vamos nos render aos lugares históricos que foram tão importantes na Segunda Guerra Mundial. 

Em nosso roteiro vamos conhecer de carro, em 2 dias 6 cidades francesas de importância histórica: - Pointe du Hoc, Colleville sur Mer, Port-en-Bessin, Gold Beach, Caen e, finalizando, a bela praia de Étretat. Foram 130 quilômetros percorridos entre o Mont Saint Michel e nossa primeira parada em Pointe du Hoc e, depois mais 328 km até Étretat. 

Roteiro da Normandia

    Pointe du Hoc ou "Ponta do Rochedo" é um penhasco à beira-mar, na costa da Normandia, na cidade de Cricqueville-en-Bessin. Este foi o primeiro sítio visitado por nós nesse roteirodedicado aos acontecimentos da Segunda Guerra Mundial.
    Estrategicamente localizada entre as praias de Utah (leste) e Omaha (oeste), a organização TODT (grupo de construção e engenharia do exército alemão, criado durante os anos do Terceiro Reich) construiu em Pointe du Hoc uma posição fortificada que consistia de cinco casamatas de concreto para canhões de 155mm e um bunker de observação e de tiro. 
    Em 06 de junho de 1944 (conhecido como Dia D) às 7:11h da manhã, numa operação denominada "Overload", que visava a libertação da França do domínio alemão,  225 fuzileiros do Batalhão Rangers (norte-americanos) desembarcaram na praia ao fundo desse penhasco, com a missão de escalar o precipício e destruir os canhões. Utilizando equipamentos de alpinismo, cordas e escadas, eles escalaram as falésias, mas os canhões tinham sido removidos para uma posição de retaguarda, dois dias antes pelos alemães e substituídos por toras de madeira para enganar os norte-americanos. 
    Antes do ataque por terra dos fuzileiros, o local havia sido catigado pelos ataques aéreos dos aliados. Houve um contra-ataque alemão, mas ao final do dia, Poite du Hoc foi finalmente conquistada. Dos 225 soldados que escalaram, pouco mais de 90 sobreviveram à sangrenta operação.
    Esse dia (dia D) foi fonte de inspiração e foi muito bem retratado no filme "O resgate do soldado Ryan" (1998) e a missão Overload foi também homenageada pelo jogo Call of Duty 2 (2005). 
    Atualmente, Pointe du Hoc é um memorial americano e um local de livre acesso para o público todos os dias do ano. O local preserva os bunkers e as casamatas onde estavam o armamento alemão. O campo de batalha foi mantido com todas as crateras formadas pelo bombardeio aéreo. A entrada é gratuita.

Memorial de Pointe du Hoc

Pointe du Hoc e as casamatas

Pointe du Hoc - falésia escalada pelos Rangers

Pointe du Hoc


Pointe du Hoc

Pointe du Hoc

Pointe du Hoc - terreno foi mantido acidentado pelo bombardeio aéreo


Pointe du Hoc - Bunker

Pointe du Hoc


Pointe du Hoc

Pointe du Hoc - casamata

Pointe du Hoc - homenagem aos Rangers

Pointe du Hoc - visão de dentro do Bunker

Pointe du Hoc - Bunker

Pointe du Hoc - Bunker


Pointe du Hoc


Pointe du Hoc - casamata

Pointe du Hoc - estrutura da casamata destruída parcialmente no ataque aéreo

Pointe du Hoc

Pointe du Hoc

Pointe du Hoc - mapa com os locais importantes na Segunda Guerra Mundial

Pointe du Hoc

Pointe du Hoc

Pointe du Hoc


Pointe du Hoc

    Depois de imaginar os horrores que aqueles soldados passaram nessa operação do dia D, seguimos por mais 13 km até o cemitério americano da Normandia, em  Colleville sur mer. A história da retomada da França envolve a morte de cerca de 100.000 soldados na Normandia (40 mil aliados e 60 mil alemães). Alguns desses soldados foram repatriados e outros permaneceram nos cemitérios criados para abrigar respeitosamente os corpos.
    Esse cemitério ocupa uma área de 70 hectares perto de Omaha Beach, também conhecida como Omaha Sangrenta (uma das praias do desembarque no dia D).  Possui 9.387 tumbas com cruzes brancas de mármore. Algumas delas possuem a estrela de Davi (para os soldados judeus). Há também uma parede semicircular com 1557 nomes gravados, correspondendo aos soldados desaparecidos. Esse terreno também foi cedido pela França aos Estados Unidos. O lugar é muito bonito, mas merece o devido respeito e exige o bom comportamento do turista. 

cemitério americano Colleville sur Mer


Colleville sur Mer

Colleville sur Mer - cemitério americano


Memorial cemitério americano em Colleville sur Mer

Memorial cemitério americano Colleville sur Mer

Cemitério americano Colleville sur Mer

Cemitério Americano Colleville Sur Mer

Colleville sur Mer

Cemitério americano em Colleville sur Mer


Coleville sur Mer - cemitério americano

    E terminamos o dia na minúscula cidade portuária de Port en Bessin Huppain, com apenas 2.100 habitantes. Passamos a noite num hotel bem confortável na 12, Quai Baron Gerard (Ibis Bayeux Port en Bessin). Deixamos o carro na frente do hotel, tomamos um bom banho e fomos comer no restaurante La Rotonde, com um excelente cardápio e preços convidativos. É verdade que a cidade cheirava a peixe, mas serviu muito bem para nossa noite de descanso. 

Hotel Ibis Bayeux


Restaurante la Rotonde

Port-en-Bessin

Port-en-Bessin


Port-en-Bessin


    Pela manhã, deixamos Port-en-Bessin e seguimos para a cidade de Arromanches (19 km)onde fica a praia de Gold Beach. As ruas da cidade são repletas de lojas de souvenirs da Segunda Guerra (alguns até originais). A cidade ainda vive das histórias da guerra e do pós-guerra. O que chama atenção, são os grandes destroços do porto artificial construído pelos ingleses (Mulberry Harbor) para receber navios e equipamentos durante a Batalha da Normandia. Lá também é possível fazer a visita do museu do desembarque (Musée du Débarquement). O museu conta mais alguns detalhes da operação Overload que ocorreu no dia D. A entrada do museu custa 7,50 Euros e permite ver objetos pessoais dos soldados, uma grande maquete do funcionamento do Mulberry Harbor e como ele foi destruído em 1944, além de um filme sobre o porto. 
    O lugar é bem pequeno, mas vale por sua história. 
    É incrível ver no mar resquícios das enormes peças utilizadas para a montagem do porto artificial. E interessante ter a noção de como a guerra fez e faz parte dos moradores dessa região. 

Arromanches

Arromanches - Gold Beach

Arromanches - Gold Beach

Peça restante do Mulberry Harbor - Gold Beach

Gold Beach

Gold Beach

Museu do Desembarque

Museu do Desembarque

Museu do Desembarque


Museu do Desembarque

Museu do Desembarque

Museu do Desembarque

Museu do Desembarque

Museu do Desembarque


Museu do Desembarque

Museu do Desembarque

Arromanches - Gold Beach

Arromanches - Gold Beach


Arromanches - Gold Beach

Arromanches - Gold Beach

Arromanches - Gold Beach


Arromanches - Gold Beach

    E para finalizar essa imersão na Segunda Guerra Mundial, fomos até Caen (30km) para visitar o Museu e Memorial da Guerra. O museu é dedicado à história do século XX, focado principalmente na fragilidade da paz. O museu compreende várias alas -  sendo as principais: o mundo antes de 1945, o desembarque na Normandia, o mundo depois de 1945 e a Guerra Fria - e uma exposição dedicada à resistência à ocupação alemã. A entrada ao museu custa 20 euros, mas vale pelo que se aprendeu. 

Memorial de Caen

Memorial de Caen

Memorial de Caen

Memorial de Caen

Memorial de Caen

Memorial de Caen

    Depois de todo o aprendizado sobre a guerra e principalmente sobre a importância da paz, deixamos a Baixa Normandia e seguimos (118 km) até a belíssima praia de Etretat, na Alta Normandia. Em Etretat, cidade de apenas 1.500 habitantes, na encantadora região das falésias francesas, o deslumbrante por do sol nos impressionou - sem dúvidas, um dos mais lindos que já vimos. 
    No caminho até lá, passamos pela Pont de Normandie, erguida sobre o Rio Sena entre 1988 e 1995. Essa ponte, que liga as cidades de Le Havre e Honfleur (Baixa e Alta Normandia) é impressionante (para não dizer aterrorizante). Sua extensão total é de 2.143 metros, sendo 856 metros entre os pilastras, atingindo 214 metros de altura em seu ponto mais alto. Se você reparar na foto, verá que existe uma faixa que é para os pedestres... 
Não cometa o erro que cometemos - tentamos abrir a janela do carro para tirar fotos e quase ficamos surdos com o vento. 


Pont de Normandie


Pont de Normandie

Pont de Normandie

Pont de Normandies

    Etretat é parada obrigatória! A cidade atrai turistas o ano inteiro, que ali chegam para desfrutra das paisagenss, principalmente suas lindas falésias de calcário.  No século XIX era apenas uma vila de pescadores vindo a se transformar no balneário que conhecemos hoje. A região é conhecida como côte d'Albâtre (costa de Alabastro). A cidade é bem pequenina e possui poucos estacionamentos pagos e lotam com facilidade.
    A cidade teve suas praias transformadas em campo de batalha durante a Segunda Guerra Mundial. 
    Em Étretat há dois percursos a fazer: (1) a Falaise d'Amont, à direita e; (2) a Falaise d'Aval, à esquerda, onde a erosão cavou um arco que se assemelha a um elefante com a tromba no mar (Manneporte). Nós fizemos apenas o percurso da Falésia d'Aval. A praia é linda, mas não é de areia e sim de cascalho e pequenas pedras. A água aqui é bem gelada! 
    Para fazer os dois percursos a pé no mesmo dia é preciso um bom preparo físico, pois será necessário caminhar por cerca de 20 km no total. Então, a sugestão é fazer o passeio a pé em 2 dias ou fazer parte do percurso de carro. 
    Em cima da falésia da direita existe uma pequena capela construída em 1854 por um padre jesuíta de Rouen (capela de Notre Dame de la Garde). A capela foi destruída da Segunda Guerra Mundial e reconstruída logo após. 
    Infelizmente não conseguimos hospedagem na cidade e não foi possível explorar a cidade como ela merecia. Mas um dia pretendo voltar e conhecer tudo dessa cidade incrível. Quem assistiu à série Lupin (Netflix) vai ter a oportunidade de ver os encantos da cidade no último episódio da primeira temporada. 

Étretat - Falésia d'Amont ao fundo com a Igreja Notre Dame de la Garde

Étretat

Étretat Falésia d'Aval

Étretat Falésia d'Amont

Étretat Falésia d'Aval

Étretat


Étretat Falésia d'Aval

Étretat 

Étretat

Étretat

Étretat

Étretat - Falésia d'Amont



Étretat - Falésia d'Aval

Étretat - do alto da Falésia d'Aval

Étretat


 
Étretat

Étretat


Étretat

Étretat

Étretat

Étretat - Falésia d'Amont


Étretat

Étretat - do alto da Falésia d'Aval

Étretat

Étretat - do alto da Falésia d'Aval

Étreta - do alto da Falésia d'Aval

Étretat

Étretat

Étretat

Étretat

Étretat

Étretat



Étretat - centro histórico

Étretat


    Em Etretat nosso passeio histórico sobre a Segunda Guerra chegou ao fim. Conhecemos lugares encantadores e aprendemos muito sobre a ugerra, mas principalmente sobre a importância da paz! Infelizmente não conseguimos hospedagem em Étretat e não foi possível passar a noite e conhecer melhor essa cidade linda do norte da França. 
    Seguimos, então viagem em direção à Giverny por 150 km rumo a outra etapa da nossa maravilhosa viagem em família de 29 dias na Europa. Vamos com a gente?













Nenhum comentário:

Postar um comentário