sábado, 15 de agosto de 2020

WINDSOR - A CIDADE DA FAMÍLIA REAL BRITÂNICA

JANEIRO 2020 -

    E no nosso maravilhoso roteiro de Londres, recebemos a sugestão de conhecer algo que, a princípio não estava programado. A caminho de Oxford, paramos para conhecer o famoso Castelo de Windsor. Fizemos o passeio com a Queen Elizabeth Turismo, com o Fernando Gracio (@queenelizabeth_turismo ou pelo zap +44 7704660314). 

    Windsor fica a apenas 37 Km a oeste de Londres e o percurso leva cerca de 1 hora de carro. E essa é uma das atrações mais interessantes para fazer bate e volta de Londres. O Castelo de Windsor é o maior e mais antigo castelo do mundo ainda em uso (cerca de 900 anos de história). E ele continua a receber a Rainha Elizabeth II com uma certa frequência. O castelo foi construído no século XI, por William, o Conquistador (1066). O castelo já foi utilizado por 39 monarcas britânicos. Em 2018 foi palco do casamento do príncipe Harry com Meghan Markle e foi o lugar da comemoração oficial dos 90 anos da Rainha Elizabeth II. O castelo ocupa uma área de 5,3 hectares e em 1992 sofreu um grande incêndio. Atualmente o castelo tem cerca de 500 habitantes que vivem e trabalham no local. 

    Compramos nossos ingressos no local, no centro administrativo, sem problemas e sem filas. Mas é possível comprar os ingressos com antecedência pela internet. Como o castelo ainda é habitado pela Família Real, existe todo um protocolo de entrada, com Raios X e detector de metais. Depois, você chega a um quiosque de retirada do seu áudio guia gratuito (e tem em português do Brasil) ou pode aguardar a visita guiada que dura cerca de 30 minutos. Optamos por fazer a visita por conta própria. Apesar de enorme, apenas algumas áreas são abertas para visitação e é proibido fazer registro fotográfico ou filmagens dentro do castelo. 




    A área externa já encanta com as construções imponentes, feitas de pedras. 




    Até a entrada mesmo do castelo, é uma boa caminhada. Eu só pensava que as pessoas desse lugar não devem nunca pedir comida por delivery, né? Imagina o quanto se anda até a portaria do castelo para receber uma encomenda... Mas aí caí na real de que eles tem empregados para tudo. 


    Essa é a Torre Redonda. Em cima da torre é hasteada uma bandeira.  Quando a Rainha não está no castelo, a bandeira do Reino Unido é hasteada. Quando a Rainha está no castelo, o estandarte Real é hasteado (uma bandeira dividida em 4 partes que representa os países membros do Reino Unido - Inglaterra, Escócia, Pais de Gales e Irlanda do Norte). Neste dia, a Rainha não estava!


    Existe um tour específico para essa torre, que dura cerca de 45 minutos e envolve a subida de 200 degraus. A vista do alto da torre deve ser linda, mas não fizemos a visitação. É proibida a entrada de pessoas com menos de 1,30 metros de altura e menores de 16 anos só podem subir acompanhados por um adulto responsável. 




    A parte interna do castelo não permite fotos! Mas vou contar aqui o que é possível ver. A visita começa pela Queen's Mary Doll's House, a maior e mais famosa casa de bonecas do mundo.  Construída pelo principal arquiteto britânico (Sir Edwin Lutyens) de 1921 a 1924 e envolveu o trabalho de cerca de 1500 pessoas. Ela é toda decorada com peças em miniatura, feitas por artesãos e artistas ingleses. É a réplica perfeita de uma residência de luxo do período eduardino. É possível ver algumas fotos oficiais nesse site.  
    É possível visitar também os Salões de Estado utilizados para cerimônias oficiais da realeza britânica. São belíssimos e contam com várias obras de arte. Parte deles foi destruída por um incêndio em 1992 que danificou quase 100 cômodos. É também possível visitar o St. George Hall, que é a sala de banquetes, com uma mesa de jantar de 53 metros, onde são recebidos os convidados de Estado. As paredes são douradas e vermelhas e decoradas com candelabros.



    Depois de visitar a área interna, chegamos à Capela de São Jorge. Construída em estilo gótico, nos séculos XV e XVI,  é o lar espiritual da Order of the Garter (Ordem da Jarreteira),  a ordem senior da Cavalaria Britânica, fundada em 1348 por Edward III (a maior honraria concedida pelo soberano britânico).  A nomeação de novos cavaleiros ainda é uma das poucas atribuições exclusivas e pessoais da Rainha. Dentro da capela estão os túmulos de dez soberanos, incluindo o Rei Henrique VIII, o Rei George VI (1952) e a Rainha mãe (2002). O casamento do Príncipe Harry e de Meghan ocorreu lá em 2018. A capela tem capacidade para 800 convidados e também foi o local da cerimônia de casamento do Príncipe Charles com sua segunda esposa, a duquesa da Cornualha, Camila Parker-Bowles.




Uma das entradas do castelo

    De abril a junho a troca da guarda acontece todos os dias, no restante do ano ocorre em dias alternados e a gente deu sorte de vir no dia certo. Ela ocorre no pátio externo do castelo, próximo à Capela de São Jorge, as 11horas da manhã e é bem menos concorrida que a cerimônia de troca da guarda do palácio de Buckingham. A cerimônia pode sofrer alteração de calendário em função do clima. Às 10:45h, a nova guarda, geralmente acompanhada por uma banda de música, deixa a Victoria Barracks e marcha em direção à  High Street até virar à direita na rua que leva à entrada do castelo, Castle Hill. A velha guarda faz a transferência de responsabilidade.  Durante a cerimônia, que dura cerca de 45 minutos, os portões do castelo são fechados e ninguém pode entrar ou sair!





    O Castelo possui 4 lojas com uma grande variedade de artigos e presentes exclusivos, inspirados nas obras de arte da decoração Real. 


    Curtimos muito a visita ao castelo. Mas Windsor não tem só o castelo para ser visto. A cidade tem um grande parque publico com uma extensa área verde - o Windsor Great Park. É possível fazer passeios de barco pelo Tâmisa e caminhar em suas margens. Nos arredores do castelo há muitos bares e restaurantes agradáveis, trechos com algumas lojas e ruas exclusivas para pedestres. E claro que nossa opção foi ir direto para Oxford! Vamos com a gente?
    Só pra finalizar, é possível tirar uma foto bem interessante, pertinho da saída do castelo - a casa torta (the crooked house), que existe há mais de 300 anos e atualmente abriga uma joalheria. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário