sexta-feira, 29 de maio de 2020

Machu Picchu - a civilização perdida

MACHU PICCHU - março 2015

    Quem nunca sonhou em ir a Machu Picchu? Eu particularmente, sempre sonhei. Nesse meu sangue de viajante, era um dos lugares que eu precisava conhecer. E tornou-se obrigação depois que virou uma das 7 maravilhas do mundo moderno. 


    Podemos ir a Machu Picchu fazendo bate e volta de Cusco, como fizemos, ou pernoitando em Águas Calientes, como muitos fazem, e talvez seja o mais indicado. A cidade fica acima do vale do Urubamba, a 2400 m de altitude. Em quechua significa "velha montanha", também chamada de cidade perdida dos Incas. Foi construída no século XV sob comando de Pachacutec.  A cidade foi redescoberta em 1911 e apenas 30% de sua construção é original. Durante quatro séculos ficou escondida na selva, conhecida apenas pelos moradores locais, que sabiam da existência de uma cidade em ruínas. 
    Tudo lá é tão inacreditável, que é difícil de explicar como os blocos de pedra foram levados até lá e como tudo era tão perfeito do ponto de vista da engenharia. Existem várias teorias. Chega a ser mesmo indescritível e as fotos não refletem a realidade. Machu Picchu é mesmo um sonho. 
    A viagem a partir de Cusco é longa e leva cerca de 3h até Águas Calientes. O ônibus busca os viajantes nos hotéis ainda de madrugada. Vamos então até o vale sagrado de ônibus e lá pegamos um trem  até Águas Calientes, que leva cerca de uma hora e meia. E à medida que o trem desce, vamos sentindo a mudança do visual do Peru Andino para o Peru amazônico. Isso! O rio Urubamba é o que vai formar o Rio Amazonas. Lá tem um serviço de ônibus que leva até Machu Picchu em cerca de 30 min. 
    É preciso comprar os ingressos para Machu Picchu no site oficial com bastante antecedência, ou contratar em uma agência que já forneça os ingressos. Atualmente as regras para visitação mudaram: os visitantes só podem entrar com um guia e entram em horários pre-determinados. Não se vende mais ingressos na entrada do parque



Rio Urubamba


    Nosso Ônibus fica estacionado e seguimos para a etapa de trem. No trem não se pode levar bagagens grandes, no máximo uma mochila. A dica para os que vão pernoitar é deixar a mala em Cusco e trazer apenas o essencial. 



Na estação de trem tem uma pequena cafeteria. 


    Existem 2 serviços de trem para Machu Picchu - o Incarail e o Peru Rail (Nos links estão as informações atualizadas de horários e preços).  Nós optamos pelo Vistadome da Peru Rail. A viagem foi muito confortável e incluía guia, bebidas e até um lanche. 




Rio Urubamba


    Diferente de todos os locais que visitamos, Águas Calientes não tem parte histórica e nem resquícios Incas. A cidade nasceu através dos andarilhos que vinham conhecer Machu Picchu e precisavam pernoitar. É um lugar colorido e animado, que é passagem obrigatória se vamos à Machu Picchu. Ao chegar na cidade, precisamos comprar o bilhete do Õnibus que leva até Machu Picchu. E embora os bilhetes de entrada ao sítio arqueológico tenham hora marcada, os bilhetes de ônibus não têm...




Portão de entrada de Machu Picchu


E quando a gente passa desse portão, a gente pensa que chegou. Mas, mera ilusão!! Ainda tem uma breve caminhada por uma pequena trilha de cerca de uns 15 minutos.


    E você sonha sua vida inteira em conhecer Machu Picchu e quando chega lá o dia tá nublado e você não enxerga nada! Que decepção! Mas a emoção de estar lá é tão grande, que o nublado não representou nada ( e nas fotos parece mais nublado do que realmente estava). E as nuvens foram se dissipando à medida que nosso passeio avançava. E tudo foi maravilhoso!!!





















Templo do Sol





    Os terraços de cultivo de Machu Picchu aparecem como essa grande escadaria. Isso facilitava a drenagem e criava microclimas que facilitavam diversas culturas e evitava o desmoronamento. 


Templo das 3 janelas - setor religioso de Machu Picchu








    E terminamos nosso passeio a Machu Picchu muito felizes e realizados. Nosso guia nos deu algum tempo livre em Águas Calientes para comer e visitar a feira de artesanato. Pois ainda teríamos um longo caminho de volta até Cusco. 












No trem de volta tivemos apresentações de danças típicas e desfile de moda de roupas andinas. 


    Ainda conseguimos ver a montanha Salcantay (6.271 m de altitude) com sua neve eterna no caminho de volta a Cusco. Chegamos mortosde cansados, mas felizes e realizados. 
    A experiência de ir a Machu Picchu é algo indescritível e acho que todos merecem conhecer na vida Espero que as dicas desse post possam ajudar os futuros viajantes. O lugar é imperdível! 












Um comentário: