terça-feira, 28 de julho de 2020

LIVERPOOL - A FANTÁSTICA CIDADE DOS BEATLES

JANEIRO 2020

    Acho que já deu pra perceber que somos fãs dos Beatles, né? Também, conhecer a obra do grupo e não gostar, é impossível! E ai não dava pra não incluir no nosso roteiro uma ida a Liverpool. Fizemos o passeio com a  Queen Elizabeth Turismo, com o Fernando Gracio (@queenelizabeth_turismo ou pelo zap +44 7704660314). Optamos por fazer com eles porque nosso grupo era grande (10 pessoas) e a logística e o custo pra fazer bate volta de trem não ajudava. E ai podem questionar: porque não alugaram um carro? Mas a gente não topava dirigir na mão inglesa. Confesso que em todas as curvas eu achava que estávamos indo pela contra mão, imagina dirigir desse jeito. Então, por puro conforto, fomos com eles, e foi sensacional! 
    Esse era nosso terceiro dia em Londres e se quiser dar uma olhada no nosso roteiro completo é só clicar no link: Londres, roteiro completo. 
    Liverpool fica a 340 Km de Londres e umas boas 5 horas de carro (dependendo do trânsito e do clima). Alguns trens partem da estação de Euston e levam cerca de 2 horas, mas custam bem caro. Na verdade, a gente se preparou mal e não achava que demorava tanto assim. Se a gente soubesse que Liverpool ia superar todas as nossas expectativas, teríamos programado de pernoitar por lá. Mas, mesmo assim, achamos que o passeio foi TUDO DE BOM!!!!


    Liverpool é uma cidade portuária situada no noroeste da Inglaterra, onde o Rio Mersey se encontra com o mar da Irlanda. A cidade foi fundada em 1207 como uma vila e elevada à categoria de cidade em  1880. Além de ser famosa pelos Beatles, também possui um time de futebol famoso: o Liverpool FC. Liverpool tem um importante porto, onde foi registrado o navio Titanic, que naufragou em sua primeira viagem. E só pra acabar com a sessão curiosidades, vamos com uma sobre o cinema: algumas cenas do filme "Animais Fantásticos e Onde Habitam" foram filmadas em Liverpool e não em Nova Iorque. O custo de vida em Liverpool é bem menor que em Londres, e como a cidade vem crescendo muito, muita gente tem mudado em busca de melhores condições de vida. A cidade é muito bonita. Com suas construções antigas, e a característica de muros rústicos, sem cor. É bem bucólica. 
    No caminho até Liverpool, eu só pensava em como seria passar pelos lugares que inspiraram a obra dos Beatles. E confesso que estava bem ansiosa pra chegar lá. 
    Muita gente chega e faz Magical Mystery Tour, que dura cerca de umas 3 horas, dentro de um ônibus temático que para nos principais pontos relacionados aos Beatles e finaliza no The Cavern Club. Mas como estávamos com o transfer, fizemos todo o percurso com eles, e foi muito bom. O pessoal da Queen Elizabeth Turismo conhece bem a cidade e não nos arrependemos. Mas, se quiser mais informações sobre o tour, é só clicar no site oficial para saber sobre tarifas e horários. 

E eis que chegamos à Liverpool

Prontos para turistar!

    Nossa primeira parada foi em frente ao portão do Strawberry Fields! O Strawberry Fields era um orfanato patrocinado pelo Exército da Salvação Britânico. Construído em 1950, foi demolido e reconstruído, sendo o portão vermelho a única peça que que sobrou da construção original. Ficou mundialmente famoso graças à canção "Strawberry Fields", lançada no álbum The Magic Mystery Tour, em 1967. Esse lugar era o jardim secreto de John Lennon. Ele morava bem perto, e ele passava por cima da cerca, atrás do jardim de sua tia Mimi, e ia brincar com as crianças que moravam lá. Era um refúgio para Lennon. Desde 2019 é possível visitar a casa (que não é a original). 
    E como fã, eu adorei a foto na frente do portão. 
    


"Let me take you down
'Cause I'm going to Strawberry Fields
Nothing is real
And nothing to get hung about
Strawberry Fields forever"




    O muro de Strawberry Fields tem várias inscrições relacionadas ao Beatles e inclusive Billy Shears. E quem foi Billy Shears? Os Beatles adoravam as lendas que foram criadas em torno deles, que ajudavam a manter o clima entre os fãs. Billy Shears era na verdade, um dos apelidos de Ringo Starr e era usado como anúncio da segunda música no disco Sgt Pepper. Billy Shears era supostamente o chefe da banda fictícia Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band e o nome dele é citado apenas uma vez no disco. Mas os Beatles alimentavam ainda a lenda de que William (Billy) Shears Campbell era o substituto de Paul McCartney, supostamente morto em um acidente em 1966.


" I don't really want to stop the show
But I thought you would like to know
That the singer is going to sing a song
And he wants you all to sing along
So let me introduce to you
The one and only:
 Billy Shears and Sgt Pepper's Lonely Heart Club Band..."

E ai, Ringo Starr começa a cantar a próxima canção...


    Depois, fomos até a casa onde Paul McCartney cresceu, numa casa na periferia de Liverpool (20, Forthlin Road). A família mudou-se para este endereço em 1955. E apesar de simples, era uma casa bem melhor que a anterior, na Ardwick Road (a duas quadras da casa de George).  O interior da casa pode ser visitado, mas optamos por não fazê-lo. 




    Seguimos para a 251, Menlove avenue, onde fica a menos proletária residência dos Beatles. Foi a casa em que John Lennon morou com tia Mimi desde os 5 anos de idade. E atrás dessa casa tem árvore que ele escalava para pular a cerca que a separava do jardim de Strawberry Fields. A menos de 100 metros  do portão da casa fica o ponto de ônibus para onde sua mãe, Julia, se dirigia quando foi atropelada, em 15 de julho de 1958, por um policial embriagado. 






    Em seguida, fomos visitar a Catedral de Liverpool, também conhecida como The Cathedral Church of the Risen Christ. A catedral possui 189 metros de comprimento externo, o que a torna a igreja mais extensa do mundo. Belíssima por dentro e por fora, valendo a pena conhecê-la. 










    Ao lado da Catedral, quase imperceptível, tem uma descida que leva ao St James Gardens. Ele foi um cemitério por mais de 100 anos, chegou mesmo a ser o maior da cidade, mas foi desativado em 1936 e se transformou num parque. As lápides foram retiradas de seus locais originais e colocadas ao longo de todo o parque. Achei o lugar meio macabro. Mas a história conta de John e Paul gostavam muito de frequentar o local. 


Olha as pedras das lápides nas paredes!

    
    E quem nunca ouviu a canção Penny Lane? Ela foi lançada no álbum "The Magic Mystery Tour" em 1967. Além de ser uma rua de Liverpool, é o nome dado a toda uma área da cidade, próximo ao cruzamento com a Smithdown Road. A região foi certamente importante para Lennon e McCartney, que conseguiram transmitir a magia que fatos cotidianos podem ter nas pessoas que ali moram. Os dois costumavam encontrar-se para pegar o ônibus lá. Penny Lane virou ponto turístico, mas as placas originias tiveram que ser trocadas por modelos pregados nas paredes após vários furtos dos Beatlemaniacos colecionadores. 



"In Penny Lane there's a barber showing photographs
Of every head he had the pleasure to know
And all the people that come and go
Stop to say Hello!
On the corner there is a banker with a motorcar
and little children laugh at him behind his back
And the banker never wears a mac
In the pouring rain: very strange!"



    The Beatles Story é o principal museu que conta a toda a trajetória dos Beatles. Ele foi inaugurado em 1990. Esse museu fica no Albert Dock, em Liverpool e você vai encontrar a maior exposição permanente sobre o Fab 4. Além de diversos objetos que levam você através de uma jornada interativa, ainda existe uma loja e um café temático. Para quem não domina o inglês, existem audioguias em português, sem custo adicional. Nós compramos ingressos no local, sem perda de tempo em filas, mas quem quiser saber mais detalhes sobre os horários e preços, melhor olhar no site oficial do museu. 

Entrada para o museu The Beatles Story



De quando os Beatles tocavam na Alemanha...



Réplica do escritório do produtor dos Beatles

Reprodução da Mathew Street, onde ficava o Cavern Club


Réplica do palco do The Cavern Club, famoso bar que revelou os Beatles



Reprodução da famosa faixa de pedestres da Abbey Road, em frente aos estúdios de gravação. 


Réplica da sala de gravação em Abbey Road Studios



"I need somebody
(Help!) not just anybody
(Help!) You know I need someone
Help!!!



"Eleanor Rigby 
picks up the rice in the church where a wedding has been
lives in a dream
waits at the window
wearing the face that she keeps in a jar by the door
Who is it for?
All the lonely people
Where do they all come from?"

réplica da lápide de Eleanor Rigby

    Mais uma história curiosa sobre os Beatles. Sempre existiram controvérsias se Eleanor Rigby realmente existiu. Paul então admitiu que encontrou uma lápide tumular onde constam os nomes Eleanor Rigby (1895-1939) e à sua direita, outra, de alguém chamado McKenzie (1842-1915). As duas pedras tumulares encontram-se no cemitério  de Woolton, em Liverpool, onde Paul perambulava na sua adolescência. Mas anos depois disse que tinha apenas inventado essa história. E ficamos sem saber a verdade! A canção faz parte do álbum Revolver, lançado em 1966 e foi um sucesso. 

E passamos pelo Yellow Submarine e pelo ônibus do The Magical Mystery Tour


E chegamos a uma réplica da sala de John Lennon e onde tem o rascunho de Imagine


"Imagine there's no heaven
It's easy if you try
No hell below us
above us only sky
Imagine all the people living for today"



E paramos para reabastecer no café do museu dos Beatles

    Em seguida, fomos para o Albert Dock. Lá fica o Pier Head, que é um espaço aberto de lazer cercado de vários prédios comerciais imponentes. E lá encontramos os rapazes de Liverpool - John, Paul, George e Ringo! Em estátuas de 2 metros de altura, felizes e olhando eternamente para o mar do norte. A famosa estátua dos beatles foi inaugurada em 2015.



E então fizemos um lanchinho rápido, um super e delicioso Fish and Chips antes de ir para a atração principal do lugar!


    Passamos na frente do único hotel temático dos Beatles no mundo (Hotel Hard Days Night), um hotel 4 estrelas, localizado na North John Street, em funcionamento desde 2008. A sua fachada possui as estátuas dos 4 integrantes da banda. Muitos que pernoitam na cidade se hospedam lá, por ser na esquina com a Mathew Street. Essa era rua onde ficava o The Cavern Club original (demolido no início dos anos 70) e onde ficam os pubs de Liverpool. É a principal rua boêmia da cidade. 



Mathew Street


Nessa rua existem vários pubs temáticos dos Beatles

Esse é o famoso The Grapes - local onde os Beatles costumavam passar as madrugadas, após as performances no The Cavern Club. 



    Em frente ao The Grapes tem essa estátua de John Lennon, marcando o local do The Cavern Club original. O bar hospedou mais de 280 shows do quarteto antes da fama. O pub original foi demolido no início dos anos 70. E devido à demanda, foi reinaugurado em 1984. Fechou em 1989 e voltou a abrir em 1991, quando foi vendido para os atuais donos, que por sinal, são fãs dos Beatles. Trata-se de uma reconstrução, mas os arquitetos conseguiram ser bem fiéis ao original, mantendo a atmosfera do lugar. 



    O ingresso de entrada é simbólico e é proibido para menores de 18 anos após às 20 horas. O bar  subterrâneo fica a 3 lances de escadas da superfície e traz shows diários de músicos locais. A maioria toca repertório dos Beatles. 
    Apesar de ser uma reconstrução, a sensação de estar no The Cavern Club é indescritível e a gente se sente parte da história dos Beatles. A gente ficaria lá por horas e horas sem ficar entediado. Pena que tínhamos que voltar para Londres. 








programação semanal do Cavern Club



    Infelizmente não pernoitamos na cidade. E dentre as coisas que não fizemos estão as seguintes: não visitamos a torre da Radio City, não exploramos o Albert Dock, não passeamos pelo St John's Gardens, não visitamos a catedral metropolitana, não entramos no único hotel temático dos Beatles (Hotel Hard Days Night), não visitamos o museu do Titanic e nem o estádio do Liverpool FC. Sendo assim, teremos que voltar à esse lugar encantador, como tempo de sobra pra fazer tudo com calma. Mas, tudo o que fizemos foi suficiente para acalentar o sonho de pisar onde o Fab4 pisou e de reviver um pouco da história do grupo. Estávamos realizados!

Vamos voltar com a gente para Londres?


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário