quarta-feira, 14 de outubro de 2020

BLUMENAU

BLUMENAU E GRUTAS DE BOTUVERA - 


 Depois de 3 dias maravilhosos em Balneário Camboriú seguimos para conhecer um pouco mais das belezas de Santa Catarina. Nosso destino agora é Blumenau. Prontos pra seguir viagem?


    Blumenau fica à 63 Km de Balneário, no vale do Itajaí, pela BR-101. A cidade é conhecida por manter os costumes germânicos, uma vez que nasceu da imigração européia no Brasil, principalmente alemã. A partir da chegada do médico e filósofo alemão Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau, junto com mais 17 colonos, em 1850, a cidade de Blumenau começou a surgir. Atualmente, os traços da colonização vistos nos detalhes da cidade viraram atração turística. A cidade é limpa e arborizada. 

    A cidade é muito tranquila e possui ótima estrutura para turistas. Ela só se torna muito agitada durante a tradicional Oktoberfest, quando recebe cerca de 500 mil visitantes, e que acontece desde 1884. 

    Nós chegamos em Blumenau já no final da tarde. Ficamos hospedados na Pousada Vila Germânica (Rua João Pessoa, 1171, Velha). Uma pequena pousada familial, com atendimento maravilhoso e quartos enormes, localizada bem próximo à Vila Germânica. Ficamos impressionados quando nos disseram na recepção que não era necessário fechar a janela do quarto durante à noite, pois não havia risco. Confiamos e deu certo. 

Pousada Vila Germânica


    Quando a gente chegou já era quase noite, mas mesmo assim fomos até a Vila Germânica para jantar. O Parque Vila Germânica ficava a apenas 550 metros da pousada, o que dava 5 minutos a pé ou de carro. Preferimos ir de carro porque não estávamos familiarizados com a região pra bater perna na cidade à noite. 

    O Parque Vila Germânica é o palco da Oktoberfest e de todos os grandes eventos que acontecem em Blumenau. O parque chama atenção pela arquitetura em estilo "enchaimel" que reproduz vilas do interior da Alemanha e o torna a principal atração turística da cidade. O lugar é cheio de restaurantes e lojas de souvenirs com itens relacionados aos colonizadores alemães. O parque abre diariamente das 8 as 23 horas e a visitação é gratuita quando não há eventos acontecendo. 

Parque Vila Germânica - Blumenau

Parque Vila Germânica - Blumenau

Parque Vila Germânica - Blumenau

Parque Vila Germânica - Blumenau

Parque Vila Germânica - Blumenau

Parque Vila Germânica - Blumenau

Parque Vila Germânica - Blumenau

    De cara já tivemos uma boa impressão do lugar. Pois pareceu bem receptivo, bem decorado e seguro. Não tivemos dificuldade para estacionar o carro, mas claro que nos momentos de eventos deve ser bem mais animado. 
    E depois de uma boa noite de sono, tínhamos uma manhã para conhecer Blumenau! A nossa pousada ficava a 3 Km do Centro de Blumenau. Por isso, tivemos que ir de carro para conferir o que a cidade tinha a nos oferecer. 

Centro histórico de Blumenau


    A cidade fez uma homenagem ao seu fundador e em 1974 inaugurou o Mausoléu onde estão depositados os restos mortais do Dr. Bruno Otto Blumenau e de seus familiares. 

Mausoléu do Dr Blumenau

Mausoléu do Dr Blumenau

Mausoleú do Dr Blumenau

    Um dos locais turísticos de Blumenau é o Teatro Carlos Gomes. Ele foi construído na década de 40 com projeto de um arquiteto alemão - Erwin Bruner, com capacidade para 1.170 pessoas. O interessante é que ele possui um palco giratório. 

Teatro Carlos Gomes

Teatro Carlos Gomes e letreiro Blumenau

Letreiro Sou Bem Blumenau

Centro de Blumenau



Centro de Blumenau

Torre dos Sinos da Catedral de Blumenau

    A Catedral de São Paulo Apóstolo é um dos cartões postais da cidade. Foi projetada por Gottfried Boehm e inaugurada em 1958. A torre dos sinos é bem diferente, com seus 45 metros de altura e 3 sinos eletrônicos, pode ser avistada de vários pontos da cidade. 
    A Catedral foi construída com pedras de granito vermelho e possui belos vitrais em seu interior. Essa nova catedral, substituiu a antiga igreja da cidade.  

Catedral São Paulo Apóstolo

Catedral São Paulo Apóstolo


Catedral São Paulo Apóstolo



Rua XV de Novembro

    Localizada no Centro histórico de Blumenau, a Rua XV de Novembro possui várias construções com influência alemã e é a principal rua do comércio da cidade. Nessa rua estão também os principais pontos turísticos da cidade, como a Catedral São Paulo Apóstolo, o Castelinho da Havan, o Teatro Carlos Gomes e o Mausoléu do Dr Blumenau (fundador da cidade). 
    A Rua VX de era conhecida como Rua da Linguiça, por ser bastante tortuosa (seu nome foi mudado em 1890 e seu trajeto modificado em 1902, para se tornar menos sinuosa). Você sabia que 48 prédios dessa rua são considerados patrimônio histórico?
    É também nessa rua que acontecem os desfiles da Oktoberfest. 

Rua XV de Novembro - Castelinho da Havan (que é uma réplica da Prefeitura de Michelstadt)

    Esse é o famoso Castelinho (da Havan desde 2007), antigo Castelinho da Moelmann (até 1999). O prédio foi construído em 1978 por um empresário de Blumenau (Udo Schadrack) que queria homenagear a ascendência dos moradores da cidade. A construção foi inspirada na Prefeitura mais antiga da Alemanha, na cidade de Michelstadt (1484). 

Rua XV de Novembro



    Bem perto da Prefeitura de Blumenau fica o Relógio das Flores, que foi inaugurado no ano 2000, em comemoração aos 150 anos da cidade. Sabia que no Brasil existem 5 relógios de flores? São eles: Curitiba (PR), Petrópolis (RJ), Garanhuns (PE), Aparecida do Norte (SP) e o de Blumenau (SC). 

Relógio de Flores de Blumenau

Centro de Blumenau

    A Prefeitura de Blumenau é o prédio mais bonito da cidade. Construída em 1982, o casarão era a antiga estação ferroviária de Blumenau. Apesar de ser um prédio moderno, visa homenagear as casas de estilo colonial alemão. Ela fica localizada na Praça Victor Konder.

Locomotiva Macuca em frente à Prefeitura de Blumenau (antiga estação ferroviária da cidade) - essa locomotiva foi a primeira de Blumenau, importada da Alemanha em 1908.

Prefeitura de Blumenau

Prefeitura de Blumenau

Locomotiva Macuca - Blumenau


Praça Hercílio Luz

Praça Hercílio Luz

Centro histórico de Blumenau - Restaurante Thapyoka

Museu da Cerveja

    Blumenau também recebeu o título de Capital Nacional da Cerveja. E pra quem gosta de cerveja, degustar a produção artesanal da cidade é uma das diversões. Dentre as cervejas de produção local destaca-se a Eisenbahn. No museu da cerveja, inaugurado em 1996, a história dessa bebida é contada através de utensílios antigos que mostram todo o processo de fabricação. A gente pode ver peças de equipamentos de antigas cervejarias extintas como a Anatrtica, a Brahma e a Feldmann.

Museu da Cerveja

Museu da Cerveja

Museu da Cerveja

Museu da Cerveja

Museu da Cerveja

    E antes de deixar essa cidade, voltamos para nos despedir da Vila Germânica e vê-la à luz do dia. 

Vila Germânica



Vila Germânica


Vila Germânica

Vila Germânica

Vila Germânica

Vila Germânica

    Blumenau é uma cidade muito bonitinha e charmosa, mas confesso que esperava que o aspecto da colonização alemã fosse mais explorado em épocas diferentes da Oktoberfest. Claro que gostamos, pois viajar nos faz sempre bem. Mas não achei válido andar tantos quilômetros pra ver tão pouco. Acho que criei muita expectativa e esperava algo como Gramado. Mas não deixem de visitar, Blumenau nos acolheu de braços abertos. 

Vila Germânica
    
    Saindo de Blumenau nosso destino agora era Florianópolis. Mas descobri que no caminho tinha uma gruta e que podíamos visitar com horário marcado. Então seguimos rumo à Botuverá. São 80 Km entre Blumenau e o Parque Municipal das Grutas de Botuverá e parte desse trajeto é por uma estrada não asfaltada e pouco conservada. Embora o GPS indicasse 1h40 de percurso, levamos mais de 2h para chegar. Mas ficamos muito felizes ao avistar o portão de entrada! O parque fica na região de Ourinhos a 15 Km do centro de Botuverá.



    O parque é bonito e muito arborizado. Nele existem trilhas que levam as grutas e a duas cachoeiras que infelizmente, não deu tempo de conhecer. As cachoeiras são a Recanto Feliz e a Venzon - ambas gratuitas. O parque oferece áreas com churrasqueiras aos visitantes, mas tem uma infraestrutura de alimentação pobre. A visitação do parque é possível de terça a domingo das 8 as 17h e esse horário muda no inverno. Por isso é melhor verificar o site do parque antes de ir. 
    Para visitar as grutas, é necessário adquirir um ingresso que custa R$ 25,00 para adultos e tem desconto de 50% para estudantes e idosos e estar de tênis é obrigatório. O passeio das grutas dura cerca de 45 minutos. Dentro das cavernas não é permitido filmar ou fotografar e inclusive há um locker para deixarmos os pertences, incluindo o celular. Uma série de regras precisam ser observadas para poder seguir com a visita. 
    As grutas possuem 1200 metros de extensão e são compostas por várias esculturas feitas pela água (espeleotemas) e possuem muitas passagens distribuídas por salões e labirintos - por isso não é permitida a entrada sem um guia. Devido ao seu porte e beleza, é considerada a maior e mais ornamentada gruta do sul do Brasil, sendo visitada há mais de 20 anos. 


Parque Municipal das Grutas de Botuverá

Parque Municipal das Grutas de Botuverá

Parque Municipal das Grutas de Botuverá

    Antes da visita tivemos uma breve explicação sobre as curiosidades, fauna e flora e como aconteceu a formação do ambiente, assim como as regras de comportamento nas galerias. Não é permitido entrar com celular!

Parque Municipal das Grutas de Botuverá - prontos para entrar nas cavernas

Grutas de Botuverá - foto obtida no Google

Grutas de Botuverá - foto obtida no Google

Grutas de Botuverá - foto obtida no Google

Grutas de Botuverá - foto obtida no Google

Grutas de Botuverá - foto obtida no Google



Parque Municipal das Grutas de Botuverá 

Parque Municipal das Grutas de Botuverá 


Parque Municipal das Grutas de Botuverá 


Parque Municipal das Grutas de Botuverá 

Ourinhos - Botuverá

Ourinhos - Botuverá

    O passeio para conhecer as grutas realmente valeu a pena. Um passeio diferente e bem estruturado. Só lembramos que íamos passar pela estradinha de barro de novo, depois de passar por essa construção tão linda na estrada (hahaha)!

    A partir daí, seguimos nosso roteiro rumo à Floripa. Ansiosos para conhecer a Ilha Catarinense e chegar a última etapa das nossas férias de julho. Teríamos a nossa frente apenas 139 Km via BR 101, vamos com a gente?

















































Nenhum comentário:

Postar um comentário