quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Balneário Camboriú

E as férias de Julho estavam chegando e a gente a ainda não tinha programação. Coisa rara! Mas como quem é viciado em viajar não consegue mesmo passar férias em casa, compramos essas passagens para Santa Catarina e incluímos cada coisa linda no nosso roteiro. A viagem superou nossas expectativas . Passamos 8 dias desfrutando das maravilhas de Santa Catarina com direito a praia, parque, campo e até gruta!

Nosso voo partiu de Recife com escala em Brasília e chegou no Aeroporto Internacional de Florianópolis ou Hercílio Luz após 6 horas de viagem. O aeroporto é bem pequeno, mas bem organizado. Se está acostumado a aeroportos grandes, vai se surpreender - no aeroporto de Floripa não tem fingers, ainda descemos na pista com a escada e andamos até a área de desembarque! Ao descer do nosso voo, fomos rapidamente pegar nossas malas e em seguida, o carro alugado na Movida, que fica dentro da área do aeroporto.

Para não ficar muito extenso, fiz posts diferentes para contar as etapas do nosso passeio. Mas vou resumir nosso roteiro por aqui.  Ficamos 03 dias em Balneário Camboriú, 02 dias em Blumenau e 04 dias em Floripa

E já seguimos na estrada em direção à Balneário Camboriú. Do aeroporto de Floripa até Balneário são 97 Km via BR 101 em uma estrada relativamente tranquila e bem sinalizada. Levamos cerca de 1 hora e meia até a porta no nosso hotel. Ficamos hospedados no hotel Marimar - the place (av Brasil, 1091 - Centro). O hotel é um 4 estrelas localizado a 50 metros da praia, com preço justo, conforto, piscina interna aquecida,  estacionamento e ainda um café da manhã maravilhoso. A Avenida Brasil é paralela à Avenida Atlântica (beira mar), então era um pulo até a praia.

Balneário Camboriú é uma cidade considerada turística no litoral de Santa Catarina. Ela inclusive é uma das cidades mais visitadas do litoral catarinense. A dica de hospedagem é justamente ficar perto do centro, o mais próximo possível da Avenida Atlântica, a beira mar da praia principal. Para os que buscam sossego, o melhor é ficar longe do centro, e seguir para hospedagens nas praias mais ao sul.

Hotel Marimar - the place

A gente acostumado a ir nas praias do Nordeste, com aquela temperatura maravilhosa, fomos surpreendidos por uma praia linda e gelada em pleno inverno. Mas não nos demos por vencidos e após fazer o check in no hotel, fomos logo dar aquela espiada na praia e colocar os pés na areia.

Claro que fomos logo ver a praia

Esse barco pirata chamou nossa atenção - descobrimos que o barco pirata é uma atração turística de Balneário Camboriú há 36 anos. Ele faz parte de um passeio turístico temático que passa por lindas paisagens entre a ilha das Cobras e a praia de Laranjeiras. Não ficamos interessados em fazer o passeio, pois achamos que deveria ser apenas um passeio pega turistas. Não fizemos o passeio.

Centro de Balneário Camboriú

Praia central - Balneário Camboriú

A orla de Balneário Camboriú é bem animada e repleta de restaurantes. Achamos a cidade bem segura e agradável. Passeamos bastante na orla durante o dia e a noite. Achamos a gastronomia fora de série. Mesmo na baixa estação, pois era mês de julho, a animação não abandona a cidade. Ao todo, a orla urbana de Balneário tem cerca de 7 Km de extensão e é bastante agradável.

Lanchinho na Orla de Balneário Camboriú

Balneário Camboriú

Nem o frio espantou a vontade de tomar sorvete

Orla Balneário Camboriú

Na ponta sul da orla de Balneário tem um grande pier, o Molhe da Barra Sul. Lá ficam alguns dos principais pontos turísticos da cidade. O lugar é bem agradável e possui estacionamento grátis. Mas também, para os dispostos, dá pra ir caminhando. A orla de Balneário chama atenção pela quantidade de arranhas-céu. Atualmente os 10 edifícios mais altos do Brasil estão por lá, justificando o apelido de "a Dubai brasileira".  É na Barra Sul que ficam as  torres gêmeas mais altas da América Latina (as Torres Yachthouse), com 280 metros e 81 andares.  Lá a gente encontrou uma área livre que fez a alegria da nossa pequena, com um parque infantil, o letreiro "I Love BC", e o bondinho que leva ao Parque Unipraias.  A gente aproveitou um pouco a tranquilidade e o visual do lugar antes de subir para o Unipraias.

Molhe da Barra Sul

Barra Sul Balneário Camboriú

Molhe da Barra Sul - Balneário Camboriú

Famoso letreiro I LOVE BC - Molhe da Barra Sul - Balneário Camboriú

Barra Sul - Balneário Camboriú

Molhe Sul - Balneário Camboriú

Molhe da Barra Sul - Balneário Camboriú

Molhe da Barra Sul - Balneário Camboriú (às margens do Rio Camboriú)

Barra Sul - Balneário Camboriú

O Parque Unipraias é um complexo turístico que interliga 3 estações através de seus teleféricos. Ele liga as praias de Laranjeiras e Barra Sul com uma parada intermediária na Estação Mata Atlântica, no topo do Morro da Aguada, onde estão as outras atrações do parque, e depois vai até a Estação Laranjeiras, onde podemos aproveitar a praia e depois voltar, usando o mesmo bilhete. Nós iniciamos o nosso passeio na Estação Barra Sul, em direção à Estação Mata Atlântica. O ticket do teleférico custa R$46,00 (preço de outubro 2020) e dá direito a uma ida e uma volta no mesmo dia.  A Estação Barra Sul é o principal ponto de embarque dos visitantes do Unipraias e é comum encontrar filas para subir.
    O parque fica em uma Reserva Particular de Patrimônio Natural e abrange todo o Morro da Aguada, que é parte restante da Mata Atlântica local. O Unipraias foi inaugurado em 1999 e desde lá vem incrementando a diversão ligada à natureza e estimulando o turismo sustentável.

Vista da Barra Sul do teleférico do Unipraias

Ao chegar na Estação Mata Atlântica temos alguns cenários legais pra tirar foto

Estação Mata Atântica

Estação Mata Atlântica

Na Estação Mata Atlântica do Unipraias estão as principais atrações do lugar. A Estação fica a 240 metros do nível do mar e o meio da floresta. Lá é possível visitar a Fantástica Floresta, que é encantadora e bem disputada pelos pequenos, repleto de duendes, fadas e seres mágicos. Tem ainda o Youhoo, que é um trenó sobre trilhos em um percurso de 710 metros dentro da mata e que podem levar 2 pessoas com uma velocidade bem moderada. Outra atração (a melhor de todas) é o Ziprider, uma tirolesa a 240 metros de altura e 750 metros de extensão, que leva você à 60 Km/h até a praia de Laranjeiras. Além dos mirantes que permitem uma vista de tirar o fôlego! Existem ainda muitas trilhas ecológicas exploráveis no parque, com caminhos bem demarcados e que ligam diferentes mirantes. Os teleféricos são a única opção para subir no Morro da Aguada.

Youhoo!

Essa passeio no Youhoo é muito divertido! Os preços atuais (outubro/20) são de R$34,00 o ingresso individual e R$45,00 o ingresso para 2 pessoas no mesmo trenó. O Parque faz as fotos e ainda as vende. Mas não é possível ter acesso aos trilhos para fotos, por isso temos que pegar as fotos do parque. Não me arrependi e me diverti de verdade!

Ponto de chegada do Youhoo!

Vista da praia de Laranjeiras, de um dos mirantes do Parque

Mirante do Parque Unipraias

Vista da praia de Laranjeiras, mostrando os bondinhos

Chegada dos bondinhos na Praia de Laranjeiras

Ponto de chegada dos bondinhos na Praia de Laranjeiras

Como nós erámos 4 e um de nós era uma criança pequena, não pudemos descer os 4 no ziprider. Então nos dividimos! Meu marido e meu filho desceram no ziprider e eu fui no bondinho com minha filha. Claro que fui no bondinho apenas para levá-la até eles. Subi novamente no bondinho e desci novamente para Laranjeiras no ziprider para encontrar com eles. Como o bondinho não permite duas viagens de volta no mesmo dia, com o mesmo bilhete, precisei explicar a situação ao pessoal do parque eles permitiram que subisse pra pegar o ziprider. O ingresso do ziprider custa R$45,00 por pessoa. A viagem é incrível! E olha que pra quem tem medo de altura como eu, não foi fácil ficar pendurada, esperando o portaõzinho abrir para a tirolesa seguir. Mas uma vez voando, foi uma sensação maravilhosa! Faria de novo facilmente.

Ziprider - foto do site Unipraias

Ziprider

Ziprider - Unipraias

Ponto de chegada do Ziprider - Unipraias

Bondinho chegando na Praia de Laranjeiras

A praia de Laranjeiras é uma das mais populares de Balneário Camboriú. Apesar de estreita, tem o contato com a mata nativa que a tornam de uma beleza bem selvagem. Como fomos na baixa estação (julho) a praia não estava tão disputada como tanto nos disseram que seria. Conseguimos facilmente um bom lugar para comer uma deliciosa Paella marinara no Restaurante Pedra da Baleia.

Praia de Laranjeiras - Balneário Camboriú

Restaurante Pedra da Baleia - Praia de Laranjeiras

Restaurante Pedra da Baleia - Laranjeiras

Retorno para a Estação Barra Sul no teleférico

Barco Pirata na Praia de Laranjeiras

O Unipraias é um passeio imperdível e que permite uma bela interação com a natureza. Amamos e indicamos a todos que forem conhecer Balneário Camboriú.

Depois de um dia agitado no Unipraias, nada como relaxar nas águas quentinhas da piscina térmica do nosso hotel, antes de sair para jantar.

A comida mais indicada por aqui são os frutos do mar. O prato mais pedido, e que nos encantou foi a sequência de frutos do mar.

Em um dos pontos mais altos de Camboriú, no alto do Morro da Cruz,  fica o Cristo Luz, considerado um dos monumentos mais importantes da cidade, inaugurado em 1997, com um mirante panorâmico de toda a cidade. A noite ele fica todo iluminado e chama a atenção de todos. O complexo do Cristo Luz tem ainda um presépio permanente, a gruta de Nossa Senhora Aparecida, loja de lembrancinhas e um bom restaurante. No verão, o local conta com apresentações de música todos os dias. O estacionamento é grátis e o acesso não é difícil.
    A ideia da construção do Cristo segurando um refletor veio de uma lenda da região. Nos anos 40, alguns moradores disseram ter presenciado um espetáculo de luzes no alto do Morro da Cruz e acreditaram ser uma manifestação divina. A partir daí, veio a ideia da construção de um Cristo iluminado segurando um refletor.
    A estátua tem 33 metros de altura e 22 metros de largura e foi esculpida em aço e cimento em 300 dias pelo artista local Genésio Gomes. Na mão esquerda, a estátua segura um refletor que ilumina toda a cidade, simbolizando o sol. Por causa dessa estátua, Balneário também ficou conhecida como "Cidade Maravilhosa Pocket".
    O ingresso para visitar o local custa R$25,00 (preços de outubro/20).

Vista do Cristo Luz

Réplica do Cristo Luz

Cristo Luz  - Balneário Camboriú

presépio permanente no Espaço do Cristo Luz - Balneário Camboriú

E depois de um dia tão intenso, fomos descansar porque no dia seguinte a programação era ir conhecer o parque  Beto Carrero World.  O Parque fica no município de Penha, a 39 Km de Balneário. Fizemos o parque em dois dias, o que é o ideal e preferimos manter a hospedagem em Balneário. Na verdade, a gente tinha comprado apenas 1 dia de parque, mas o dia foi tão bom e deixamos de fazer tanta coisa, que compramos o ingresso pra voltar no dia seguinte. Confesso que depois de um dia em que gastamos todas as nossas energias no parque, teria sido maravilhoso dormir no hotel que fica em frente ao parque, em Penha.
    A cerca de 400 metros do parque tem um hotel considerado muito bom, que é o Hotel Brasil. Fica a dica pra quem vai fazer o parque em dois dias e não tá a fim de pegar estrada cansado.

A ansiedade de quem acordou cedo pra ir pro parque, apesar do frio.

O parque é fantástico e muito bem organizado. Não deixa nada a desejar aos parques da Disney no quesito diversão. O parque tem muitos brinquedos diferentes para toda a família, áreas temáticas, um grande zoológico, diversos shows e uma praça de alimentação, que foi a única coisa que achei que podia ser melhor.  O parque possui também algumas atrações que são pagas a parte, como o kart, passeio de helicóptero, almoço em Excalibur e alguns outros serviços. É o maior parque de diversões de toda a América Latina.
    É possível adquirir no parque uma pulseira de acesso rápido aos brinquedos mais concorridos, sem pegar fila. Existe também uma outra pulseira, cobrada à parte, para garantir lugar nos espetáculos, sem enfrentar fila e facilitar seu dia. No entanto, não é permitido entrar com alimentos e se você precisar sair e voltar do parque, a tolerância é de apenas 20 minutos, o que te impede, por exemplo, de almoçar fora do parque e voltar.
    E olha que esse parque existe desde 1991 e vem se aprimorando a cada dia, inclusive eles tem uma parceria com a Dreamworks, que trouxe personagens como Shrek e Madagascar pra animar o lugar. Mesmo quem já conhece a Disney, a Universal e outros parques por aí, vai gostar muito do lugar e se divertir de verdade. E ainda existe muita área disponível para ampliação, então em breve podemos esperar novas atrações e mais dias serão necessários para explorar o parque.
    Na entrada do parque tem um mapa com as atrações, mas quem estiver conectado pode baixar o app, que tem o mapa e mostra banheiros e lanchonetes por perto, e ainda dá o tempo aproximado de fila das atrações.

Beto Carrero World - Castelo das Nações

Beto Carrero World - entrada (Castelo das Nações)

Beto Carrero World

Beto Carrero World - Triplikland (área dedicada às crianças)

Beto Carrero World - Triplikland

Beto Carrero - Ilha dos Piratas (casa dos espelhos)

Beto Carrero - Avenida das Nações - Carrossel Veneziano

Beto Carrero - Avenida das Nações - Raskapuska - essa atração leva os visitantes para dentro de uma montanha onde vários bonecos animados dançam ao som de "que será será", que é o equivalente ao "It's a Small World" da Disney (Magic Kingdom).

Beto Carrero - Madagascar - Crazy River Adventure - pode se preparar para o banho!

Beto Carrero - Madagascar

Beto Carrero - Madagascar - Madagascar Circus Show - bem divertido.

Beto Carrero - Betinho Carrero 4D - um simulador com óculos 3D e movimento das cadeiras - bem divertido!

Beto Carrero - Velho Oeste

Beto Carrero - Terra da Fantasia - esse espaço é acessível no trenzinho que sai da estação João Alves de Queiroz e faz um longo trajeto permeado pela aparição de várias atrações. O maquinista narra todo o passeio, que passa por vários cenários como a Vila Árabe, a casa de Beto Carrero, o centro de primatologia e temos um encontro com o Personagem Beto Carrero que nos salva de uma situação de perigo.

Beto Carrero - Terra da Fantasia

Beto Carrero

Beto Carrero World - Triplikland - Baby Elefante

Beto Carrero World - Extreme Show (que era chamado Velozes e Furiosos) - com manobras incríveis de motos, carros e até caminhões. Perfeito para descansar um pouco depois do almoço.

Beto Carrero World - Extreme Show (que era chamado Velozes e Furiosos)

Beto Carrero - Aventura Radical  - Fire Whip (chicote de fogo) - é a primeira montanha russa invertida do Brasil ( trilho fica em cima das nossas cabeças) e atinge até 100 Km/h em seu trajeto de 700 metros. Pura adrenalina.

Beto Carrero - Aventura Radical  - Fire Whip

Na área aventura radical ainda tem um elevador que despenca de 100 metros de altura - o Big Tower; e a Star Mountain, uma outra montanha russa cheia de loopings e bem divertida.

Beto Carrero - Velho Oeste - é aqui que acontece o espetáculo de encerramento do parque. O Sonho do Cowboy - com participação especial do cavalo Faísca.

Beto Carrero - Velho Oeste

Beto Carrero - Velho Oeste - adquirindo meu chicote de Beto Carrero!

Beto Carrero - praça da alimentação - que possui um lindo carrossel veneziano bem no centro

No nosso segundo dia de parque, já sabíamos exatamente o que fazer. Conhecemos o que ficou faltando e pudemos repetir as atrações que mais gostamos, como o Madagascar Crazy Rivers e as montanhas russas.

Beto Carrero World

Beto Carrero World - Mundo Animal - um enorme zoológico com espécies muito bem cuidadas

Beto Carrero World - Mundo Animal  - área dedicada às serpentes

Beto Carrero World - Mundo Animal  - área dedicada às serpentes - não podia faltar a homenagem ao nosso querido tricolor pernambucano.

Beto Carrero World - Mundo Animal

Beto Carrero World - Mundo Animal  - foi aqui que matei a curiosidade de ver a transformação da Monga, a mulher macaco. O lugar é escuro e gera uma grande tensão, mas é bem divertido.

O Acqua é o teatro do espetáculo Blum, que acontece no fundo do mar, no estilo Cirque du Soleil - pra mim foi o melhor espetáculo do parque.

Antes de ir ao parque se informe sobre os horários e combos de ingressos no site oficial do parque, pois os horários mudam conforme o período do ano. O parque também costuma informar se alguma atração estiver em manutenção, para que os visitantes possam se programar da melhor maneira.
    Achei que valeu super a pena a ida ao Parque Beto Carrero e iria facilmente de novo. A diversão lá é garantida pagando Reais no lugar de dólares!
    Pra finalizar nossa ida ao Beto Carrero vou dar algumas dicas extras que podem ajudar:
    - O estacionamento do parque custa R$45,00
    - É possível alugar armários para guardar suas coisas. O pequeno custa R$15,00 e o grande custa R$25,00
    - O ingresso de 01 dia para pessoas a partir de 10 anos custa R$96,00 e para 02 dias custa R$149,00. O desconto para crianças de 4 a 9 anos não é dos maiores (01 dia R$80,00 e 02 dias R$133,00), mas qualquer descontinho já vale, né?
    - Aniversariante não paga ingresso, desde que comprove com algum documento que é a data do seu aniversário.
    - 2 dias é o ideal para ver todas as atrações e não perder nenhum dos shows.
    - Leve uma muda de roupa , pois algumas atrações molham bastante!
    -Ah! Não tem nenhum lugar pra fazer refil das garrafas de água!
    - Não é possível sair para almoçar e retornar ao parque no mesmo dia. A tolerância entre saída e reentrada é de apenas 20 minutos.

Mas colocando os prós e contras na balança - não percam a oportunidade de conhecer e se divertir! O lugar é muito bom!

Pra variar, nos apaixonamos por essa bela cidade tão cheia de atrações legais. Precisamos nos programar pra voltar no verão!

Despedida de Balneário Camboriú

Quem sabe a gente cai do céu por lá e repete essa viagem...

Balneário Camboriú tem atrações suficientes para ficar pelo menos 5 dias e curtir o lugar com tranquilidade. E é claro, que pretendemos voltar no verão ou em uma época de temperatura mais agradável. Camboriú certamente conquistou um pedaço do nosso coração.
    Inclusive não deu tempo de visitar o Pontal Norte de Camboriú como famoso Morro do Careca e a Pedra e Praia do Buraco que dizem que é linda. A Região ao sul de Camboriú ainda tem outras praias lindas e mais tranquilas que também não tivemos tempo de conhecer como a Praia de Taquarinhas e a do Estaleiro.
    Pra quem curte, ainda em  Balneário fica a Praia do Pinho, dedicada ao nudismo. Lá não é permitido tirar fotos. Ela foi a primeira praia de naturismo do Brasil e possui 500 metros de extensão. Ela fica a apenas 15Km do centro.

Mas nosso roteiro não acabava por aí. Vamos com a gente conhecer Blumenau e Florianópolis?