quarta-feira, 3 de junho de 2020

San Francisco e seus arredores

Um roteiro de 5 dias - julho/2015

    E começamos nossas tão sonhadas férias californianas pela bela San Francisco. San Francisco é uma cidade que fica ao norte da Califórnia banhada pelo Oceano Pacífico. Ela é famosa pela neblina que dura o ano todo e pela emblemática Golden Gate Bridge, pelos seus bondinhos e pelas coloridas casas no estilo vitoriano.


    Optamos por ficar hospedados em Oakland, uma cidade menor, a 18 Km de San Francisco. Basta cruzar a Golden Gate Bridge e chegamos. Fizemos essa opção, porque a hospedagem em San Francisco era muito mais cara e precisávamos apenas de um hotel para dormir. Durante o dia, só queríamos aproveitar as atrações turísticas. Também optamos por uma cadeia de hotéis econômicos chamada Extended Stay. Normalmente esses hotéis ficam localizados na entrada da cidade, mais afastados do centro, são muito mais baratos, possuem quarto amplo com frigobar e microondas, disponibilizam lavadora e secadora de roupas, têm café da manhã simples e disponibilizam estacionamento. Se você pretende curtir o hotel, eu não indico esse rede, mas se o objetivo é passear e voltar apenas para dormir, a estadia lá é perfeita. 
    Para passar na Golden Gate Bridge é preciso pagar pedágio apenas para entrar em San Francisco. No outro sentido, o pedágio não é cobrado. Procurávamos sair do hotel por volta das 9h, quando o fluxo de carros já era bem menor e voltávamos após a hora de pico de trânsito. 
    Nosso vôo foi bem cansativo. Partiu de Recife pela American Airlines, com duas escalas: a primeira em Miami, com 6 horas de duração e onde fizemos o processo de imigração, a segunda no aeroporto internacional de Dallas/Fort Worth com apenas 1 hora de duração. Depois o último vôo, com destino a San Francisco, totalizando 22 horas de vôo até o nosso destino final



    Chegando, fomos logo matar a fome no International House of Pancakes (IHOP), depois fomos descansar, pois o dia seguinte prometia ser intenso e precisávamos repor as energias. 

Este foi o hotel que ficamos hospedados em Oakland

DIA 2 - San Francisco 
    Iniciamos nosso primeiro dia em San Francisco pelo passeio famoso na Union Square. Union Square é o coração financeiro da cidade, é lá que encontramos todas as famosas lojas dos EUA. Compramos o San Francisco Citypass e acho recomendado. Fizemos uma economia considerável, foi bem vantajoso. 
A primeira coisa que fizemos foi andar de cable car (o famoso bondinho de San Francisco). Pegamos a linha Powell-Hyde outbound. A fila é enorme!!!! porque todos querem pegar o bonde na parada inicial para poder sentar. Pra quem não faz questão de sentar, a dica é pegar o bonde no próximo ponto e sem fila!
    Os primeiros bondes de San Francisco eram puxados à cavalo. Em 1873 foi testado o primeiro bonde elétrico da cidade. Esse meio de transporte quase desapareceu em 1947 devido ao seu alto custo, mas em 1964 foi declarado Patrimônio Histórico Nacional. Atualmente existem 3 linhas circulando  e a passagem custa U$7,00 por adulto. A linha Powell-Hyde passa pela famosa Lombard Street e termina na praça Ghirardelli.



    É um meio de transporte bem charmoso e por mais que digam que a fila não vale à pena, eu não gostaria de ir a San Francisco e não tirar foto pendurada no cable car! Esperamos sim, e curtimos a experiência!

Union Square


    Descemos na Lombard Street, que é a rua residencial mais famosa e íngreme de San Francisco. Tudo começou procurando-se uma forma de driblar a inclinação de 27 graus, que causava muitos acidentes na região. Então, em 1922 a Lombard Street ganhou as 8 curvas em zigue-zague que a tornaram famosa. A dica é chegar no cable pela parte de cima da rua, e então descer andando. Afinal, pra descer, todo santo ajuda... 

Lombard Street 





    Da Lombard Street, demos uma caminhada de uns 25 minutos até Fisherman's Wharf. Essa é uma das áreas turísticas mais movimentadas da cidade. Um local agradável na Baía de San Francisco repleta de restaurantes, lojas, padarias, etc. De lá ainda conseguimos ver a Golden Gate Bridge e Alcatraz, além de uma colônia fantástica de leões marinhos e focas. Quem caminha hoje por lá, não acredita que no século XIX o local era apenas um porto de pescadores e o principal mercado de peixes da cidade. O Fisherman´s Wharf compreende a área que vai do Pier 39 até a praça Ghirardelli (pier 43). E não dá pra visitar o local sem obedecer às placas de EAT CRAB - que estão em todos os restaurantes. 


    Boudin Bakery - essa padaria é conhecida como o negócio mais antigo em funcionamento em San Francisco (desde 1839). Localizada no Pier 39, vale o passeio pelos diferentes pães que são feitos na hora e que podemos observar todo o processo de fabricação pela vidraça. 




    Conseguimos uma mesa pra almoçar no Pier Market, que nos acolheu e nos serviu muito bem . Comida aprovada! Era hora do almoço e os restaurantes ficam todos lotados!!!



    E foi aqui que vimos nossos primeiros leões marinhos - emoção daquelas!!! E eles ficam impassíveis levando sol. A presença das pessoas não incomoda.




    Do Fisherman's Wharf a gente consegue avistar Alcatraz. Ela é uma ilha localizada na Baia de San Francisco, onde foi construída uma base militar (1850) que foi convertida em prisão federal de segurança máxima (1930 - 1963). Conta-se que ninguém nunca conseguiu escapar da Alcatraz. Todas as tentativas acabaram em morte dos fugitivos.  É possível visitar a ilha e a prisão de Alcatraz, inclusive existem tours que são feitos à noite, mas não nos interessou. 
    Depois de passear o dia todo no Pier, pegamos um ônibus (linha 101) de volta para Union Square, onde deixamos nosso carro estacionado. 


DIA 3 - San Francisco

    Começamos o dia pelo San Francisco Golden Gate Park - visita obrigatória pra quem vai a San Francisco. Um parque gigantesco repleto de jardins, museus e lagos. Quem vê o nome, acha que o parque é uma continuação da ponte, mas não é assim. Na verdade não dá nem pra ir andando de um lugar para o outro. Além de toda área verde e de tudo que um parque proporciona, o local conta com 2 museus fantásticos - O California Academy of Sciences (museu de ciências naturais) e o museu de Young (pinturas conteporâneas).









    O California Academy of Sciences está no San Francisco City Pass, mas para quem não tiver o passe, a entrada custa U$ 34,95 por adulto e foi um dos museus de história natural mais legais que conhecemos. Lá podemos visitar florestas e oceanos, ver peixes gigantes e águas vivas coloridas, e ver um jacaré albino. Ele também tem outras atrações diferentes como o simulador de terremotos, o planetário e o jardim no topo do museu, que controla a temperatura dentro de prédio.







    Saindo do Golden Gate Park, fomos à famosa Golden Gate Bridge (distantes cerca de 5 Km).  A ponte tem uma extensão de 1,6Km e liga San Francisco à Salsalito e foi inaugurada em 1937. A gente pode passar nela de carro e estacionar em um dos mirantes na base da ponte e ficar olhando a vista e aproveitando. Dá até pra fazer uma caminhada a pé por ela, depois de deixar o carro estacionado. 




Vista de Salsalito a partir do mirante da Golden Gate


    E depois de atravessar a ponte, fomos conhecer Salsalito, que fica a 8 Km do centro de San Francisco. É uma cidade pequena, bonitinha, tranquila e agradável. Possui restaurantes, floriculturas, mercados, lojinhas e uma bela vista da cidade de San Francisco.  Durante a Segunda Guerra, foi um centro da construção naval.








    
    De volta a San Francisco, depois de mais um dia maravilhoso, ainda passeamos de carro pelas belas ruas e vimos alguns de seus atrativos. 

    Famosa pirâmide Transamérica - construída em 1972 era o prédio mais alto de San Francisco, até ser ultrapassada em 2018  pelo Salesforce Tower.

Alamo square e as famosas casinhas vitorianas chamadas de The Painted Ladies

E jantamos a pizza Chicago Style ou deep dish pizza da Zachary's - fantástica!


DIA 4 - Berkeley

    A Universidade da Califórnia tem um campus em Berkeley. Ela é pública e uma das Universidades mais importantes e prestigiadas Universidades do mundo, localizada a cerca de 22 Km de San Francisco. Ex-alunos e pesquisadores de Berkeley possuíam 104 prêmios Nobel até 2015. Ela oferece cerca de 300 cursos de graduação. Pra quem está acostumado com os campi brasileiros, estranha a grandiosidade das universidades americanas. Tudo é bem cuidado e imponente e vale o passeio pela beleza e pelo estímulo de pisar onde tantos cientistas já estudaram e pesquisaram. 

California Memorial Stadium


Berkeley Haas School of Business




Clock Tower UC Berkeley


Lugares reservados para estacionamento dos detentores do Nobel Prize

Bekerley Engineering Center

Valley Life Sciences building Berkeley



Berkeley tem 27 ursos em seu campus e um dos desafios do passeio é encontrá-los.

University of Berkeley Eye Center


Depois desse incrível passeio fomos até a Ghiradelli Square em San Francisco, para tomar sorvete. 




E finalizamos a jornada no Arby's comendo o delicioso sanduíche de roast beef 

Dia 5 - San Francisco - Stanford - Palo Alto - Cupertino

    Esse dia prometia ser longo, então começamos com um bom café da manhã calórico no IHOP.




    Nossa primeira visita do dia foi ao Exploratorium (que também está contemplado no San Francisco city pass). O Exploratorium é um museu de ciências, tecnologia e artes. O museu é completamente interativo e você vê na prática todas aquelas experiências de química e física que pareciam impossíveis no colégio. O museu encanta adultos e crianças. 










    Saindo do Exploratorium, fomos ao ferry building marketplace, que é uma espécie de mercado público municipal no distrito de Embarcadero. 







    Eu já contei pra vocês como tenho medo de um possível terremoto, né? E aqui as pessoas lidam com isso com tanta naturalidade... Em toda a orla existem placas mostrando a rota de fuga em caso de tsunami... Mas eu me pergunto: será que dá tempo mesmo de fugir?

    E nos despedimos de San Francisco! Seguimos para os arredores do Vale do Silício - berço da tecnologia. Começamos o passeio pela Universidade de Stanford, que é privada, a cerca de 60 Km de San Francisco, em Palo Alto (Vale do Silício) e está entre as mais prestigiadas do mundo. A Universidade de Stanford abriu suas portas em 1892.



    O estádio de Stanford é utilizado pelo time de futebol americano local, mas foi palco de jogos da copa do mundo de 1994, inclusive a seleção brasileira jogou lá. 


    Como sempre, o campus universitário chama atenção pela beleza e imponência, bem diferente do que estamos acostumados no Brasil. 




    Hoover Tower - construída em 1941 em homenagem ao 50º aniversário da instituição, em homenagem à Herbert Hoover, 31º presidente dos EUA e membro da primeira turma de formandos da Universidade. Ela abriga uma biblioteca. 




    A Memorial Church está localizada na praça central do campus.  Foi construída no renascimento americano por Jane Stanford como um memorial para seu marido Leland. 

Estátuas de bronze de Auguste Rodin estão espalhadas pelo campus. 

    Quem nunca ouviu falar de HP - Hewlet Packard? Eles foram alunos de Stanford e se juntaram para fundar a HP. Existe um centro de tecnologia e engenharia com o nome deles no campus.



Prédio que abriga o curso de ciências da computação, construído com fundos da Microsoft em 1994. 

    Saíndo de Stanford, ainda em Palo Alto fomos até a sede a Google. Depois de ver o filme "os estagiários" (the internship), quem não fica com vontade de ver como é a sede da Google? E é tudo igual ao filme. À medida que nos aproximamos, já começamos a ver as bicicletas coloridas. Mas como era época de férias, o campus da Google estava vazio. 







    E se estávamos tão perto, não podíamos deixar de ir até a sede da Apple, em Cupertino . Pena que não dava pra visitar nada, mas prestamos nossa homenagem ao gênio que foi Steve Jobs.




E assim finalizamos essa etapa das nossas férias californianas. 



    Como eu sempre digo, ficamos pouco tempo nessa linda cidade, que merecia pelo menos mais uns 3 dias. Não conseguimos ir à Levis's Plaza, nem exploramos o ferry building como merecia, não conseguimos fazer o passeio de barco pela baia de San Francisco e nem conseguimos subir até Twin Peaks. E claro que o Golden Gate park merecia uma outra visita com bastante tempo pra caminhar. 
    Mas, temos que seguir nosso roteiro rumo à San Diego pela costa da Califórnia. Espero que você viaje com a gente! Próxima parada: Monterey












Nenhum comentário:

Postar um comentário