terça-feira, 9 de junho de 2020

De Morro Bay à Santa Bárbara - Passando por Solvang

JULHO 2015 

DIA 8 - 
    Essa foi a quarta etapa da nossa road trip pela Califórnia com cerca de 172Km. Partimos de Morro Bay, com paradas em San Luis O´Bispo, Solvang e chegando em Santa Bárbara, onde passaríamos a noite. 
    O primeiro trecho dessa etapa foram os 23 Km que nos levaram de Morro Bay até San Luis O'Bispo. Essa cidade da Califórnia foi eleita em 2008 como a "cidade mais feliz dos EUA" , ou seja, aquela que seus habitantes se declaravam mais satisfeitos com as condições de vida. Ela fica bem no meio do caminho entre San Francisco e Los Angeles, e desde a época da colonização espanhola, era o ponto de pernoite para os que transitavam entre as duas cidades. Lá fica a California Polytechnic State University e metade da população do lugar é composta por universitários, o que ajuda no clima alegre e juvenil do lugar. 
    Começamos a desbravar a cidade pelo San Luis O'Bispo Creek, que é um pequeno parque formado entre a antiga missão católica de San Luis O'Bispo e o riacho. O parque é realmente super agradável. 

    Esse urso que fica na fonte faz uma alusão às dificuldades que os missionários tiveram para lidar com a enorme quantidade de ursos cinzentos (atualmente extintos na Califórnia) que existia na região. 


    A antiga missão de San Luis O'Bispo de Tolosa foi fundada por um padre espanhol no ano de 1772. O local é bem preservado e é possível fazer a visitação. Os jardins são lindos e fazem parte do parque da cidade. 



San Luis O'Bispo Creek

    Este foi o primeiro hotel de estrada dos EUA, criado em 1925 para abrigar os viajantes que pernoitavam na região - o Milestone Motor Hotel, ou simplesmente Mo-Tel, como depois esses hotéis passaram a ser chamados. 

    Passeamos pelo centrinho da cidade e descobrimos uma rua irreverente - Bubble Gum Alley! As paredes são repletas de chiclete mascado e colado... (nojento, né?). Nos anos 50, essa rua era ponto de encontro dos estudantes, que começaram a grudar chicletes em suas paredes. As autoridades sempre tentaram limpar a rua, mas os estudantes, com sua rebeldia, sempre sujavam novamente. Até que em 1980, a prefeitura desistiu de tentar remover os chicletes e declarou o lugar como "ponto de interesse turístico". Bem bizarro!



Escultura chamada de Web of Life - by Mary Jans Duvall

    Vistamos também o San Luis OBispo Children's Museum que superou nossas expectativas e foi um sucesso entre as crianças. Cheio de atividades lúdicas que tornam o aprendizado mais interessante. 



    Depois de curtir os encantos de San Luis O'Bispo, fizemos um belo lanche típico dos americanos pra cair novamente na estrada. 


A estrada nos levaria por mais 105 Km até Solvang

    E de repente, nessa viagem pela costa da Califórnia, damos de cara com um pedacinho da Europa. Casas de madeira, moinhos coloridos, cenário bem aconchegante. E como isso é possível? Essa pequena cidade foi fundada em 1911, em terras concedidas a um grupo de dinamarqueses que estava interessado em fugir do inverno da Escandinávia. Esses imigrantes criaram uma escola do folclore dinamarquês e uma faculdade, com o intuito de manter e difundir a cultura entre os membros da comunidade. 


Não dá pra não passear no Solvang Trolley (o Hohen), que é puxado por dois cavalos belgas e faz a volta da cidade em cerca de 30 minutos, pelo centro. 

O comércio local faz você se sentir na Dinamarca. 




A cidade tem 5 moinhos holandeses. 



Réplica da Rudentârn - torre do relógio construída com 1/3 do tamanho da original, da Dinamarca. 

Aqui encontramos uma estátua em homenagem à Hans Christian Andersen e um museu dedicado à ele. 

    E também encontramos uma réplica da estátua da Pequena Sereia que está em Copenhague, menor que a original, mas que é a única réplica do mundo, autorizada pelo seu escultor Edvard Eriksen.

Não pode deixar de visitar (e comprar) na Ingeborg's Danish chocolates, que existe na cidade desde 1961. Tudo lá é delicioso! 



    Não deixe de ir também na Birkholm's Danish Bakery - lá tem um pão maravilhoso dentre outras guloseimas que amamos. 





    Resultado: Ficamos encantados e não nos arrependemos de parar para conhecer essa cidadezinha incrível do interior da Califórnia. 

    Chegamos em Santa Bárbara ainda com a luz do dia. Ficamos hospedados no Days Inn Santa Bárbara, que valeu pelo custo benefício. Localização muito boa e conforto com preço justo. 

    E ainda conseguimos aproveitar o final de tarde na praia principal da cidade. 

    Santa Bárbara é uma das praias mais badaladas da Califórnia. Atrai turistas de todo mundo e muitas celebridades de Hollywood têm casa na cidade. 



    Fomos ao Stearns Wharf, que é um dos lugares mais visitados da cidade. Construído em 1872, é mais que um pier, pois conta com a marina e vários restaurantes. 





O clima da cidade é bem descontraído.

    Logo cedinho conseguimos caminhar um pouco nas parais de Santa Bárbara, de areia branca e água fria, mas transparente. 






Do pier, vemos muitas instalações com toalhas arte hippie. 






O calçadão é bem agradável para uma caminhada. 


    Mas Santa Bárbara era apenas um ponto para pernoite.  que foi uma pena. Merecia um dia para conhecer um pouco do que a cidade tinha a nos oferecer. Não fomos no Santa Barbara Courthouse, que tem um tour interessante e permite uma vista de toda a cidade. Não visitamos nenhum dos museus e nem o jardim botânico, que é muito conhecido. Não tivemos tempo de conhecer a antiga missão católica da cidade, que dizem que é um local muito bonito. Não fomos ao Shoreline Park e nem comemos na State Street. Então, já fica decidido, que terei que voltar à Santa Bárbara!

    A próxima etapa da nossa viagem vai nos levar à Los Angeles, num trajeto de 153 Km e muita coisa interessante pra ver! Vamos?








Nenhum comentário:

Postar um comentário