domingo, 4 de setembro de 2022

METZ - FRANÇA - UMA SURPRESA DA MOSELLE

JULHO 2018

E nessa viagem incrível em família de 29 dias pela Europa, chegamos em Metz. Era o 15° dia da nossa jornada e início da terceira etapa, onde iríamos desbravar a Alsacia e chegaríamos até a Alemanha.

Metz era uma cidade que meu marido sempre quis conhecer enquanto moramos na França, mas que eu sempre tive preconceito e sempre dava um jeito de tirá-la do roteiro. Mas descobri que é uma cidade linda, cheia de ilhotas e canais,  e que deveríamos ter dedicado mais tempo para conhecê-la bem. Metz foi uma escolha maravilhosa para completar nosso roteiro.

Metz fica à 60km de Luxemburgo , localizada no nordeste da França, e o percurso que fizemos de trem durou cerca de 1 hora. É considerada como cidade luz, cidade patrimônio, cidade jardim. Desde o século XX, foi escolhida como a capital da Lorena, região da Prefeitura de Mosela. Ela é entrecortada por dois rios: O Moselle e o Seille, dividindo a cidade em pequenas e charmosas ilhas e formando canais. É uma cidade antiga, com mais de dois mil anos de história. Dá pra imaginar que já teve domínio Celta e já fez parte da Alemanha?!.

A cidade faz fronteira com a Alemanha, Bélgica e Luxemburgo, por isso também é conhecida como "Pays des trois frontières"

Ficamos hospedados no NOVOTEL Metz Centre (Place des Pairaiges). Hotel bem central, confortável, com um bom restaurante e bem próximo havia uma lavanderia self service. E a primeira coisa que fizemos nessa cidade, foi lavar nossa roupa!

Metz foi uma cidade incidental. Era um dia apenas para a gente se organizar, descansar e entrar na terceira etapa da viagem. Mas para mim descansar em viagem é algo que ainda não consigo fazer. Sempre acho que estou perdendo a oportunidade de ver e conhecer algo novo.

Metz

A coisa que mais eu tinha ouvido falar e tinha visto um monte de fotos foi a Catedral Saint-Étienne. Então foi o primeiro ponto turístico que conhecemos. A catedral levou 300 anos para ser construída (entre 1220 e 1520), possui estilo gótico e sua torre tem 40 metros de altura. A quantidade de vitrais dessa igreja é enorme (chega a 6500 metros quadrados de vidro nas janelas), valendo o apelido de "a lanterna de Deus".
Quando o sol bate diretamente nas paredes da catedral, que é feita de uma pedra típica de região (pierre de Jaumont), ela ganha uma coloração dourada linda. E dizem que o auge é ver essa catedral ao por do sol, mas nós não conseguimos...

Cathedral St Etienne

Cathedral St Etienne - Metz

Rio Moselle

Metz

A Place d'Armes fica próxima à Catedral. Lá ocorrem os eventos com o Marché de Noel (feiras de natal) e ficam a Prefeitura e o Marché Couvert (mercado público com comidinhas deliciosas).

Place D'Armes - Metz

Prefeitura de Metz

Metz

Bem pertinho da catedral fica uma igreja protestante, em estilo neo-romântico, o Temple Neuf, construído em 1903. A caminhada no entorno dos parques e canais de Metz é muito agradável e nos surpreende com paisagens maravilhosas.

Temple Neuf

Opera Metz

Temple Neuf (ilha de Petit Saucy)

ilha de Petit Saucy

A Opera de Metz é uma das mais antigas da França. Foi construída entre 1738 e 1752. Ainda abriga uma enorme programação de eventos na cidade.

Opera de Metz

Uma curiosidade sobre a cidade de Metz é a história do Graoully - um temível dragão que foi vencido por São Clemente (o primeiro bispo da cidade). Em alguns locais da cidade vai ter uma imagem de dragão. Ela representa a vitória do Cristianismo sobre o paganismo.

O temível dragão - Graoully de Metz.

Metz

O Quartier Impérial de Metz é um bairro histórico da cidade construído pelos alemães na época do domínio alemão, quando era chamado de Cidade Nova (Neue Stadt), e atualmente possui muitos dos prédios administrativos de Metz.

A Place de la République de Metz foi construída em 1802 e era chamada de Place Royale. Chama atenção o grande espaço aberto da praça e os jardins da esplanada. Adoramos passear nos jardins e no seu entorno estão prédios de arquitetura antiga contrastando com a modernidade da praça.

Place de la République

Jardins da Place de la République

Place de la Republique

Metz

É possível encontrar algumas portas em Metz, elas são resquícios de suas muralhas medievais.

Quartier Imperial - Metz - Maison de la fedération des corporations

Quartier Imperial - Metz

Quartier Imperial - Metz - chambre de Commerce

Metz

A Gare de Metz é simplesmente linda. Metz exerceu um importante papel militar para o Império Alemão e em 1908, a antiga gare (que era bem pequenina), foi substituída por essa linda construção do arquiteto alemão Jürgen Kröger, que a deixou com aspecto de igreja por fora.
Atualmente, partindo da Gare existem quatro roteiros turísticos sinalizados: (1) amarelo - referente à Robert Schad (centro Pompidou); (2) roxo - mostra arte de rua; (3) verde - leva aos jardins da cidade; e (4) vermelho - leva à parte histórica da cidade.
A gente não seguiu esse roteiro das cores, porque alugamos um carro ao chegar na Gare e nos dirigimos de carro até o nosso hotel.

Gare de Metz

Construído em 1863, o Château d'eau foi construído para recolher a água das chuvas e encaminha-las a um aqueduto subterraneo com capacidade de armazenar 3 mil metros cúbicos de água que levavam água e abasteciam as 62 fontes da cidade. O prédio serviu a esse propósito até o final da II Guerra Mundial. Atualmente, lá estão os arquivos públicos da cidade.

Château d´Eau - Metz

Na parte moderna da cidade, perto da gare, está o belíssimo Centre George Pompidou, que foi construído em 2010. Nós não fizemos a visita interna, mas é possível entrar e visitar as exposições.

Centre Pompidou

Encontramos essa placa em memória dos franceses que foram expulsos da França, quando Metz passou para o domínio alemão.

Placa em memória dos franceses expulsos no domínio alemão

Depois desse dia maravilhoso descobrindo essa linda cidade, comemos no restaurante do NOVOTEL Metz, uma saborosa entrecôte e fomos descansar. No dia seguinte, seguiríamos pela Alsácia francesa.

Entrecôte

Novotel Metz

Antes de seguir viagem em direção à região da Alsacia francesa, paramos para ver rapidamente e tirar uma foto no estádio do Metz Futebol Clube.

Estávamos prontos para seguir viagem e continuar no 16º dia dessa incrível viagem de 29 dias pela Europa. Vamos continuar com a gente?